quarta-feira, fevereiro 24

10 Passos para ser a mãe Perfeita


Dê muito amor. Partilhe amor, todos os dias, de manhã, à noite, sempre que possa. Não há nada que nos cative mais do que as pessoas que demonstram os seus sentimentos por nós. E, para as crianças, isso é algo imprescindível.

Entenda. Todos os dias, o que procuramos nos outros? Entendimento. Por isso, antes de mais, entenda o seu filho. Tente colocar-se no lugar dele, e a partir daí, analise o seu comportamento. Modele o seu comportamento em função disso, não espere nunca o contrário.

Seja coerente. Uma mãe não tem apenas que impor limites ou regras. Eles devem ser coerentes. Se hoje não há exceção, porque haverá amanhã? Faça a criança perceber que a regra é algo que contribui para o seu bem-estar, e nunca um castigo.

Estipule as regras. As regras devem existir sempre, e mesmo sendo coerente, poderá fugir a elas, de vez em quando. Estipule as regras básicas com o seu filho. Negoceie e explique quais as regras necessárias para o bem dele.

Divirta-se. Os momentos de diversão são tão necessários quanto as tarefas básicas do dia-a-dia. Sempre que puder, deixe os afazeres de lado (eles podem esperar), e divirta-se com a sua criança. Eles precisam, e você também.

Ensine a viver. Não adianta de nada ensinar o que é necessário para ser um “filho bem comportado”, sem que ensine que existem dois polos opostos. Explique-lhe o que é o bem e o mal. Deixe-o conhecer que não há duas pessoas iguais mas, para além disso, ele é mais importante, mesmo que seja diferente.

Ensine-lhe os princípios básicos, com base no exemplo. Os filhos aprendem com exemplos. Não adianta elaborar o discurso. Faça. Mostre o que quer que o seu filho aprenda. Dê exemplos práticos. E, reforce-os sempre que conseguir. Ele vai perceber que nem sempre as coisas são fáceis, e por vezes, temos que fazer um esforço.

Permita-se errar. A mãe não sabe tudo. Aliás, ninguém sabe tudo. Não queira mostrar que sabe tudo, deixe espaço para errar. E ensine o seu filho o que fazer quando errar, também.

Adormeça de consciência tranquila. Nunca saberemos o que será bem ou mal aceite pelos nossos filhos. Mas, se todos os dias, adormecermos de consciência tranquila, estaremos a fazer o melhor que sabemos.

Não queira ser a mãe perfeita. Seja a mãe real. A mãe pessoa, que tem sentimentos, que ri, chora, se ilude, se desilude. A mãe que, apesar das facilidades e dificuldades, está sempre lá.


2 comentários:

  1. Não existem mães perfeitas. Nem os filhos o são! (ainda que aos nossos olhos serão sempre!)
    Mas uma coisa é certa, quando uma mãe ama de verdade o seu filho, é meio caminho andado para ser a melhor mãe que esse filho podia ter ! :)

    Para quem ainda não passou por esta experiência, é muito fácil dizer: "Eu farei assim, farei assado. Comigo isso não vai acontecer! Jamais isto, jamais aquilo!"
    Sabem lá do que é que falam...

    Ainda assim as tuas dicas são óptimos pontos de referência :)


    Beijinho

    http://batomagridoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Parece tudo mais fácil visto de fora. No fundo, todos passamos pelas mesmas coisas, pelos mesmos dilemas e dificuldade. Não é perfeito, mas nós gostamos mesmo assim (que se há-de fazer, ahah)
      Beijinho grande*

      Excluir