terça-feira, maio 10

Como explicar às crianças que é importante descansar?

As crianças são os seres mais curiosos à face da terra. Costumo dizer que eles são uma pequena esponja, que absorvem tudo o que está em seu redor.

Desde cedo, eles aprendem o que veem, seja certo ou errado, é o exemplo que têm. Desde muito pequenos, que eles são capazes de cumprir aquilo que lhes ensinamos. Não há verdade maior para eles, do que aquilo que lhes é dito pelos pais.

E, por isso, não devemos menosprezar a sua capacidade de aprendizagem. Eles aprendem bem mais rápido do que julgamos…. Explicar-lhes que descansar é importante pode ser também uma forma de os fazer compreender que precisam parar e descansar:
Descansar é tão ou mais importante do que comer. Todas as pessoas precisam de descansar. Quanto mais novos somos, mais precisamos de descansar. Quando eras bebé, dormias muito mais horas do que agora. E porquê? Porque precisavas… Quando fores mais velho, precisarás de menos horas de sono. Porquê? Porque o teu cérebro será diferente, e ele é quem controla as nossas necessidades.

Ao descansarmos, permitimos que o nosso corpo cresça mais saudável e absorva todos os conhecimentos que adquirimos ao longo do dia. Ao descansarmos bem e o tempo suficiente, permitimos que o nosso cérebro cresça mais forte e seja capaz de enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, seja na sala de aula, ou no recreio com algum colega. Precisamos tanto de descansar. Descansar deixa-nos menos nervosos e mais felizes. Quando descansamos, somos mais rápidos a fazer as coisas que gostamos, conseguimos ver os desenhos animados com mais atenção, e até conseguimos brincar melhor.



Sabias que?

1.    Não dormir uma noite deixa as pessoas mal-humoradas?
2.    Não dormir duas noites, deixa as pessoas com problemas em pensar e em realizar coisas simples do seu dia-a-dia?
3.    Não dormir 5 noites, faz com que a pessoa comece a alucinar, ou seja, a ver coisas que não existem?
Pois é, por isso, vamos descansar o suficiente, para amanhã acordarmos mais fortes e com mais energia.”

Beijinho,

Lu

2 comentários:

  1. É verdade, graças a Deus o meu organismo é super preguiçoso e durmo muito hehehe mas conheço muita gente que não descansa o suficiente e é uma chatice, são pessoas mesmo chatas porque estão sempre chateadas!!
    E tenho uns vizinhos na casa de cima que os miúdos se deitam depois da meia noite O.O miúdos com menos de 10 anos!
    Não entendo, a sociedade de hoje em dia não tem noção da rotina e da sua importância na vida de uma criança, só faz mal....

    Beijinhos
    Pat
    http://patsorangeblossom.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que sorte! Depois do meu Gabi nascer, o meu sono ficou muito leve. Fico mesmo aborrecida quando não durmo em condições. Reflete-se em tudo.
      Puxa! Incrível mesmo como as pessoas ainda não estão sensíveis para estas pequenas coisas. Conheço algumas pessoas que acham estranho quando digo que às 21h o meu já deve estar na cama. É muita hora, sim. Mas eles precisam tantoooo :)

      Beijinho grande*

      Excluir