quinta-feira, agosto 4

5 coisas que NUNCA devemos dizer às crianças

Muitas vezes, no nosso dia-a-dia, habituamo-nos a utilizar expressões que nem sempre são as melhores. Seja por habituação ou outra coisa qualquer, a verdade é que algumas das expressões mais comuns não são muito favoráveis para as crianças.
Antes de mais, devemos parar e repensar sobre os nossos atos e palavras e, de seguida, não esquecer que as crianças não têm a mesma capacidade de raciocínio que nós. Assim, o que para nós é simples, para eles, pode não ser bem assim.
Ficam 5 expressões muito frequentes que devemos evitar.

“A prática leva à perfeição!”
Na realidade, quanto mais se pratica, conseguiremos melhores resultados. No entanto, induzir as crianças a acreditarem que obterão o resultado perfeito se esforçarem-se cada vez mais, pode ter um lado negativo. Acreditando nisto, quando não conseguirem algo, irão penalizar-se pelos resultados. Afinal, para elas, faz sentido que se praticassem mais conseguiriam melhorar.
É, por isso, necessário explicar às crianças que mais importante do que ser perfeito ou muito bom em tudo, é não desistir. O trabalho e esforço realizado são mais importantes do que os resultados por si só. Por isso, dê os parabéns ao seu filho por ele tentar.

“Tu estás bem.”
Quando os nossos filhos caem e se magoam, por exemplo, a nossa tendência, para acalmar o choro é dizer “está tudo bem.” Dizer isto não ajuda o seu filho a sentir-se melhor. Pelo contrário, ele chora porque não está bem. Quando isto acontece, o nosso papel deve ser ajudá-lo a compreender o que está a sentir naquele momento e a lidar com essas emoções. Não devemos tentar distraí-los ou acalmá-lo. É muito importante que os ensinamos a chamar as emoções pelo nome e a explicarem de que forma as sentem. Isso facilitará a forma como as irão gerir da próxima vez que passarem pela mesma situação.

“Despacha-te!”
A manhã é, talvez, a parte do dia que mais stress e ansiedade nos causa. Parece que é nestas alturas que as crianças se lembram de  d e m o r a r  o mais que podem e, como se não bastasse, querem fazer tudo sozinhas, como se tivessem todo o tempo do mundo para mostrar os seus dotes.
A nossa tendência é alertar “vamos chegar atrasados”, “despacha-te”, “estás a demorar muito”. Parece-nos óbvio que com estas frases, as crianças dessem o seu melhor, e acelerassem o mais possível. No entanto, nada disso acontece.
Muitas vezes, eles ainda nem dominaram todas as tarefas e, por si só, já sentem dificuldades em completá-las com rapidez. Quando as “alertamos” para o pouco tempo que temos, elas ainda ficam mais nervosas e, por isso, com mais dificuldade em realizar as tarefas.

“Estou de dieta!”
Estar constantemente atento ao peso e falar sobre ele em frente ao filho não é saudável. Isso pode contribuir para distorções na imagem corporal do seu filho.
Ao invés de falarmos que estamos gordas, devemos dizer que gostamos de comer saudável e evitar uma má alimentação.

“Deixa-me ajudar.”
Quando os nossos filhos estão a tentar construir algo, por exemplo, uma torre de legos ou a terminar um puzzle, é normal que queiramos ajudar. No entanto, se o fizermos demasiado cedo, poderemos estar a prejudicar a independência deles. Quando nos oferecemos para ajudar, eles estarão à espera que os ajudemos e, por isso, ficarão à espera que a resposta seja nossa. Em vez de oferecermos ajuda, devemos incentivar o término da tarefa, utilizando estratégias simples, como “achas que aquela peça ficaria bem ali?!”, por exemplo.






4 comentários:

  1. isso é verdade ...algumas palavras é até demais...bjs
    https://blogbrilhodasestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo. É tão importante parar e pensar..
      Esta pesquisa serviu para eu refletir também e tentar mudar algumas coisinhas que caio no erro de dizer..
      Beijinho enorme*

      Excluir
  2. Vá eu admito, aqui eu uso o "ja passou" e o "despacha-te", de resto não, no que toca ao ajudar sempre fui fã de o deixar fazer sozinho, adoro ser mãe mas sou impaciente na brincadeira, por isso evito brincar, deixo isso para o pai, com ele prefiro a lógica dos puzzles e a criatividade das manualidades. Incentivo-o a tentar até conseguir fazer o que quer porque é importante que eles consigam realizar as tarefas mas não digo que quantas mais vezes ele faz que melhor fica, o importante como dizes é mesmo não desistir :) quanto ao "estou de dieta", bem eu peso-me todas as semanas por causa da gravidez mas ele raramente me vê, a semana passada viu mas como está numa fase de crescimento digo q ele está a ficar grande e que tem de comer bem xD
    Beijinhos gostei muito 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui o "despacha-te" é prato do dia. :( Mas, estou a tentar mudar isso. Não é fácil, mas com persistência tudo se consegue. ;)
      A independência é muito importante sim. :)
      Um beijinho enorme*

      Excluir