domingo, maio 6

Que mãe sou eu, afinal?


Neste dia da mãe, não poderia desejar nada mais do que voltar aqui e partilhar convosco um pequeno pensamento.
Que mãe sou eu, afinal? Há 9 anos que a palavra mãe assumiu a maior parte da minha vida. A vida colocou-me à prova, e deu-me de presente o que a vida nos pode dar de melhor: um filho.
Há 9 anos que eu, sem saber ao certo o que era ser mãe, vesti este papel com toda a força, como se tivesse nascido para não querer outro papel maior.
Mas, ser mãe não é algo tão linear, antes pelo contrário. É uma montanha russa que altera a toda a hora o rumo e a intensidade. Ser mãe não é algo fácil, simples e tranquilo. Ser mãe não é algo que se faça de forma leviana, sem dificuldades, dúvidas ou incertezas. Ser mãe não é ser apenas a cuidadora, a pessoa que alimenta, ensina, que dá, que mima ou abraça alguém. Ser mãe é tentar ser a vida de alguém que vive num corpo independente, que tem necessidade e vontade próprias. Ser mãe é tentar ser a vida de alguém e deixar a nossa vida para trás. Sem pensar. Sem pestanejar.
Ser mãe é assumir a maior responsabilidade de todas: a de criar um filho. Criar com amor, com valor. Não importa qual a nossa área de especialização, ou sequer se temos alguma. Ser mãe é ter que dar resposta a dúvidas de português, de matemática, estudo do meio, inglês, é ter que explicar relacionamentos, perceber de carros, televisões e tudo quanto existe.
Ser mãe é querer que os nossos filhos estejam sempre melhor do que nós. É querer que estejam bem alimentados, que durmam bem, que façam aquilo que gostam, que sejam felizes por completo. Ser mãe é pensar e agir em prol de um ou mais seres sem querer qualquer tipo de recompensa. Ser mãe é deixar os nossos desejos para segundo lugar e mesmo assim, ser capaz de ficar feliz com o esboço de um simples sorriso. Ser mãe é ter alguém que nos tira o sossego, noite e dia, dias e noites consecutivos e, mesmo assim, agradecer a Deus pela sua existência. Ser mãe é ter alguém que nos impede de descansar, de cuidar de nós, de termos aqueles 5 minutos de sossego, ou ter aquele tempo para ver a nossa série preferida e, mesmo assim, sermos capazes de encontrar a felicidade. Ser mãe é ser capaz de ser feliz por alguém, que nada faz ou diz para retribuir de forma intencional. É aceitar que daremos de nós tudo o que sabemos, temos ou somos, 24 horas por dia, sem turnos ou intervalos.
Ser mãe é ficar com o coração fora do peito quando os deixamos na creche, quando vamos ao hospital, quando viramos costas por 5 minutos e os perdemos de vista. Ser mãe é ter a sensibilidade maior do que a de uma flor e a força de um leão. Ser mãe é perceber que não existe nada maior do que a vida de alguém.
Quando me questiono que tipo de mãe sou eu, nem eu sei ao certo o que responder. Sou mãe, apenas. Aquela que aperta com força, que impõe regras, que grita, que obriga a comer a sopa, que manda dormir a horas, que manda tomar banho e lavar os dentes. Sou aquela mãe chata que manda estudar, desligar a televisão. Sou aquela mãe que dá sermões, que ensina a portar bem. Mas, sou também aquela mãe que deixa os seus planos de lado para abraçar, dar beijinhos ou conversar. Sou aquela mãe que acorda de noite para cobrir, que faz questão de levar à escola, que leva às atividades preferidas. Sou aquela mãe que erra, que pede desculpa, que repensa sobre as suas atitudes e tenta sempre dar o melhor que tem.
Sou uma mãe como tantas outras que vê nos filhos o maior presente da vida.
No fundo, sou aquela mãe que reclama quando está cansada, mas que se sente a mais feliz do mundo por ter dois filhos tão especiais.
Feliz Dia da Mãe a todas as Mães que fazem dos filhos os atores principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário