quinta-feira, fevereiro 11

Portugal rima com quê?

Neste momento, Portugal não rima com nada.

Não rima com sonhos. Muitas vezes, nem a dormir os temos, porque a ansiedade de conseguirmos uma estabilidade que não existe, até isso nos tira.

Não rima com planos. É impossível fazer planos. Os de longo prazo, a longo prazo se perderam. E, nem os que planeiam a curto prazo se veem cumpridos.

Rimaria com esperança? Sim, claro que sim… Se acreditássemos que a situação pode melhorar em breve, a tempo útil de ainda termos força para reaver tudo aquilo que temos perdido. Mas, não há nada, nem ninguém, que nos garanta melhorias. E, claro está, rimaria se essa esperança alimentasse e nos trouxesse tudo aquilo que precisamos. Quanto tempo isso demorará? (isto, se algum dia acontecer…)

Rimaria com expetativa? Mas, expetativa em quê? Seria a esperança a única ferramenta, capaz de nos dar alguma expetativa, mas nem ela consegue sobreviver... Por isso, não havendo esperança, a expetativa também não existe.

Não rima com estabilidade. Provavelmente, há um número reduzido para quem a estabilidade existe. Mas, para mim a estabilidade é muito mais do que ter um simples trabalho. Para mim, a estabilidade é conseguir garantir um presente e um futuro melhores para o meu filho. E, isso não posso. Por isso, qual não seria o meu egoísmo se dissesse que tenho estabilidade, sem sequer prever as condições que terei para dar ao meu filho? Impossível!

Podemos, em última instância, pensar que Portugal rima com algumas coisas: com saudade, tristeza, descrédito, desespero,… Mas, é isso que queremos que seja a poesia de Portugal? 


Fonte

2 comentários:

  1. Bom post! :) A imagem que seleccionaste retrata na perfeição a realidade vivida. É engraçado ver como em menos de um século tudo muda. Antes Portugal não tinha gente qualificada, agora tem a mais. A verdade é que os tempos são outros e a distância também já não é a mesma, felizmente. Hoje em dia, a competição por um bom trabalho não é só com o colega do lado, mas, sim, com todo o mundo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir