domingo, março 20

A Primavera está aqui?

Estes dias, participei na primeira Festa da Primavera na escolinha do meu pequenote. Uns dias antes, escrevi um textinho que levei para a Festa:

Ouvi dizer que hoje é a festa da primavera.
Ouvi dizer, também, que a primavera é a rainha das flores, que na primavera brotam novos amores.
Então, vim até aqui, na esperança de encontrar um jardim.
Mas, ao invés de margaridas, malmequeres e até um ou outro jasmim, eu vejo crianças a olhar para mim!
E então, meia dividida entre o que ouvi dizer e o que observo, posso concluir que não há melhor forma de festejar a primavera do que com uma casa cheia de sorrisos de criança.
E pergunto-vos, vocês sabem porquê?
Pois não… por isso, deixem que vos conte um segredo:
Nós, pais, aquelas pessoas que por vezes se tornam chatas, outras vezes divertidas, outras ainda resmungonas e outras levados da breca, somos pessoas crescidas (umas mais do que outras, na verdade), mas já fomos crianças como vocês.
E ao longo destes anos temos crescido e aprendido cada vez mais coisas, tal como vocês um dia crescerão e aprenderão.
Mas não era isto que vos queria dizer.
Vamos voltar à Primavera. Na primavera, as árvores florescem, as árvores dão fruto, as flores nascem, os passarinhos voam pelo céu azul, e vocês crianças, vão cada vez mais vezes ao jardim, ao parque infantil e até à praia…
A primavera é, de fato, uma estação mágica. Mas não é a única.
Durante todo o ano, nós vemos a primavera acontecer. Vemos-vos crescer, observamos que a cada dia, os vossos professores vos transmitem mais conhecimentos, e os funcionários suportam as vossas traquinices.
Podemos comparar isto à Primavera, sabiam?
Vocês são as árvores, que dão flores e frutos, e as vossas raízes somos nós, pais e cuidadores que todos os dias vos acompanhamos e regamos com muito amor. E todos os dias, vos colocamos a apanhar sol, e por isso vos trazemos para a escola, para que os vossos professores possam transmitir conhecimentos, e dessa forma, os vossos ramos cresçam firmes e fortes. Os funcionários, esses são os passarinhos que pousam sobre os vossos ramos, e cada um deles deixa uma história, que quando vocês forem maiores, sereis capazes de relembrar.
Nós, as vossas raízes, por vezes temos dor, porque suportar um peso tão grande e cada vez mais crescido, nem sempre é fácil. Mas, fazemo-lo com tanto amor, tanta dedicação, que não é apenas na primavera que nos lembramos de o fazer, e por isso, faça sol ou faça chuva, nós estamos cá, lá, onde for preciso.
Os professores e os funcionários, os vossos ramos e passarinhos, por vezes também têm uma tarefa difícil. Alguns ramos querem crescer sem orientação, mas com jeitinho, eles lá os vão conseguindo levar ao sítio.
Cada árvore nunca cresce só. Cada árvore ocupa um espaço e uma posição. E para que cada árvore cresça, dê flores e frutos, nunca se pode separar das suas raízes, deixar de apanhar sol, e não pode nunca deixar de ser regada por novos conhecimentos, histórias e muito amor. Nunca se esqueçam disso.

Por isso, apesar da primavera ser a rainha das flores, vocês são durante todo o ano, os nossos malmequeres, margaridas, jasmins.
LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário