quarta-feira, março 1

Carta ao Filho Mais Velho (preparar para o nascimento da irmã)

Algum tempo antes do nascimento da Estrela, escrevi uma carta para o Gabriel. O que a motivou foi o enorme receio da sua adaptação a todas as mudanças que estariam para acontecer. Assim, de forma a explicar que o nascimento da irmã traria mudanças temporárias na sua rotina, fiz-lhe esta carta. Partilho convosco, na esperança de inspirar alguma mãe que esteja a passar pelo mesmo...

"Meu querido filho,
Escrevo esta carta para que nunca te esqueças do quão especial és para mim.
Em breve, terás uma mana, com quem poderás dividir as tuas brincadeiras e experiências. Mas, independentemente de tudo o que possa acontecer, e mesmo que nos primeiros tempos te pareça que a mamã está mais atenta à mana do que a ti, acredita que não será bem assim. A mana precisará de cuidados, que dependerão da mamã, tal como aconteceu contigo, quando nasceste. Afinal de contas, a mamã é a única cá em casa com maminhas para alimentar a mana.
Os bebés pequeninos, e tu já foste um, precisam de muito leitinho, para crescerem fortes e saudáveis. E, como não sabem controlar os xixis e os cocós, precisam que a fralda seja trocada imensas vezes. Não é a tarefa mais agradável de todas, mas é necessária, e tu depois também poderás experimentar.
Quando tu nasceste, a mamã e o papá viveram para ti, só para ti. Tudo o resto deixou de existir para nós. Mas, desta vez, a mana não terá a sorte e privilégio que tu tiveste. A mana irá nascer e desde logo vai aprender que os papás não são apenas dela, mas são dos dois. É provável que o papá esteja presente mais vezes nas tuas atividades, para que a mamã possa cuidar da mana, naquelas coisas que só as mamãs sabem fazer. Mas, a mamã terá saudades de estar contigo nas atividades, por isso, não te habitues à presença do papá. Assim que eu compreenda os horários em que a mana precisa de cuidados, serei eu a acompanhar-te às tuas atividades, como sempre o fazemos. Está bem?
Quando a mana nascer, e tiver que mamar muitas vezes por dia e por noite, a mamã poderá ficar mais cansada e com sono. Mas, prometo que mesmo que tenha sono, não deixarei nunca de pensar em ti, de conversar contigo, de escutar as tuas histórias e aventuras, de te dar miminhos e de te contar a história da noite. Nem que a história da noite tenha que ser contada noutra hora diferente. Combinado?
Algumas coisas poderão mudar nos primeiros tempos, mas são coisas normais, compreendes?

Tu tens a sorte de ser o mano mais velho, sabias?
Terás a oportunidade de ver uma bebé a crescer. Claro que ela é menina e tu menino. Mas, verás algumas das coisas que os papás te faziam quando eras pequenino. Porque não seremos diferentes com a mana, seremos os mesmos papás que fomos quando nasceste. Por isso, saberás exatamente como os papás gostavam e cuidavam de ti.
A mana nunca poderá ver isso. A não ser que tenhamos mais um bebé, mas acho que dois já chega, não achas?
Tu poderás voltar a brincar com os teus brinquedos. UAU! Vais poder matar saudades deles, que fixe! A mana irá usar muitos dos teus brinquedos, e da tua roupa, também. Tu tiveste tudo novo, comprado a pensar em ti. A mana terá muitas coisas que não foram compradas a pensar nela. Por isso, tu és mais sortudo do que ela!
Tu foste nosso filho único durante 7 anos. A mana nunca saberá o que isso é. A mana nunca saberá o que é ter os papás só para ela, durante tanto tempo. Já pensaste nisso? Já pensaste na quantidade de coisas que já fizemos, sozinhos? A mana não saberá o que isso é. Tu tiveste experiências únicas connosco, já viajaste para tantos locais connosco, já fizeste tantas coisas lindas connosco. A mana fará muitas coisas lindas e visitará muitos locais, mas sempre contigo. Porque tu és o mano mais velho, e serás o mano mais perfeito que ela poderá ter.
Ela será a menina pequenina cá de casa, e irá ver em ti um mano grande, forte, inteligente e brincalhão, que lhe irá ensinar tantas coisas fantásticas! Ela vai ficar tão orgulhosa de ti, e vai contar aos amiguinhos todos que o mano dela é o melhor mano do mundo!
E tu, meu amor? Terás uma mana, já viste? Uma mana, do tamanho de uma boneca. Vais poder brincar com ela, ensinar-lhe coisas lindas, ensinar-lhe que as coisas feias não se fazem e, por aí, fora… O que queres ensinar à mana?
Meu amor… Tu serás sempre o nosso filho especial. Foi por teres nascido, que a mamã e o papá se tornaram pais. Foi por teres nascido que a mamã e o papá quiseram ser pessoas melhores, quiseram ensinar-te tantas coisas que aprendemos. Foi por teres nascido que nós aprendemos a amar alguém com aquele amor que vai para além do universo.
Tu és o nosso filho, e o que sentimos por ti, será sempre tão grande, mas tão grande, que nunca conseguiremos descrever.

AMO-TE MUITO, GABRIEL!"
a mamã Lu

2 comentários:

  1. Que Linda carta!!! À tua inspiracao é maravilhosa minha Rosinha!!! Desejo vos todo de bom!!! Beijinhos com muitos saudades! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada francesa da minha vida <3
      Um beijinho enorme para ti e para os teus*
      Adoro-Te!

      Excluir