terça-feira, julho 3

O irmão mais velho é o mais privilegiado


Há quanto tempo não escrevo sobre o Gabriel? Hoje, damos continuidade à saga “Tenho uma irmã, e agora?”
Com o nascimento da Estrela, o Gabriel nasceu de novo.
Ele nasceu como irmão mais velho. Aquele que cuida, protege, orienta, ensina. Aquele que está lá como ídolo, como espelho, como orgulho. O filho mais velho não sabe, mas tem, muito mais privilégio do que qualquer outro. Pelo menos, eu acredito que sim.
Desde muito cedo, a Estrela revelou um interesse e fascínio pelo Gabriel como não revela por mais ninguém. O olhar dele sobre ela fazem os seus olhinhos brilhar. A sua presença fazem-na procura-lo até que ele a encontre, também. As piadas e brincadeiras do Gabriel cativam gargalhadas infinitas.
As coisas dele são as melhores do mundo, para ela. As brincadeiras dele são fascinantes, para ela.
A Estrela delira com o mano. E, mesmo que às vezes, seja difícil ter uma irmã mais nova, que nasce sem saber brincar ou interagir, o Gabriel tem muita sorte, mas ainda não sabe. Aos poucos, começa a ter noção de que a sua presença é muito importante para a irmã. Aos poucos, começa a perceber que, tal como a mãe diz, tudo o que ele faz, ela quer copiar, porque ele é o mais velho, o mais importante de todos. Aos poucos, ele vai perceber que não foi só a irmã que criou impacto na sua vida, mas ele também cria impacto na vida dela. Muito impacto. Todos os dias. A toda a hora.
É maravilhoso observar o crescimento deste elo. Os irmãos mais velhos são mesmo um modelo para os mais novos.
Por cá, a Estrela adora o mano. Adora as brincadeiras dele, desde os spiners aos beyblads. Adora o snooker, a bola, os carrinhos e os matrecos. A Estrela adora tudo o que o mano faz ou tem. Por vezes, até dá dó, porque tudo o que ele mexe ou faz, ganha interesse para ela. “Se o mano tem, eu também quero”, pensa ela. Até no que ele come, ela repara. Qualquer dia está a querer vestir as roupas do mano. Não estranhem se isso acontecer. Já faltou mais...
- Gabriel, que sorte tu tens! Imagina um super herói que tu gostavas de ser e pensa como ele é especial para ti. Agora, tenta pensar que tu és esse super herói e a Estrela és tu. Consegues imaginar o quão especial és para ela? Mas, tu tens a sorte de a poder inspirar todos os dias. Tu tens a sorte de a poder ensinar todos os dias. Ela nunca esquecerá o que lhe ensinares, o que fizeres com ela. As vossas brincadeiras e histórias serão apenas vossas, para sempre.
Mesmo que às vezes pareça chato, acredita, ser irmão mais velho é especial. És o MAIOR para ela. Serás sempre. Basta que continues a cultivar a vossa relação. Ela estará lá, à tua espera, como sempre…



Nenhum comentário:

Postar um comentário