terça-feira, julho 5

Como está o Gabi, afinal?

 

Como está o Gabi?

 

Assim. Tal e qual um adolescente que busca definir os seus limites. Tal e qual um adolescente que tenta impor os seus limites, também.

 

Perguntarem sobre o Gabi, nesta fase, é mais ou menos como perguntarem sobre o estado do tempo. Ora, uns dias calmo, solarengo, animado, outros dias, turbulento, cinzento, agitado.

 

O Gabi está um adolescente e, como tal, todas as suas emoções estão à flor da pele. Umas vezes de forma intensa, outras vezes de forma mais tranquila.

 

Sei que muitas vezes (pais de adolescentes certamente compreenderão) perguntámo-nos porque tem que ser assim. Sabem que mais, quanto mais reflito sobre esta fase mais acredito que não podia ser diferente. O Gabi está na fase que deveria estar. E isso deixa-me, de alguma forma, tranquila.

 

O Gabi vai à escola, tem amigos, uma ou outra atividade extra curricular. Em casa, os pais passaram de heróis a chatos, o que não é de estranhar. A irmã tanto é a sua companheira de brincadeiras, como a sua desmancha-prazeres. Portanto, creio que está tudo no devido lugar.

 

Para mim, que sou apaixonada pelo desenvolvimento humano, é curioso (e assustador) olhar para o Gabi e perceber tudo o que ele trouxe consigo da infância. Nesta fase, em que eles se querem assumir e fazer as suas próprias leis darem certo, é espantoso ver o quão positivamente ou negativamente os afetamos com as experiências e exemplos que lhes passamos.

 

Confesso que estou numa fase em que preciso de dedicar-me mais a aprender sobre a adolescência. Porque eu acredito que o difícil não é ter um filho adolescente, o difícil é saber como lidar com um.

Mas, essa parte nós podemos explorar, não é verdade?

E é por isso, que às terças teremos encontro marcado para conversar mais sobre esta fase tão temida pelos pais.

Preparados para aprender junto comigo?

Pais de adolescentes, estamos juntos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário