terça-feira, janeiro 3

Welcome, 2023

 Dia terceiro de janeiro. Post primeiro do blog.

Bem... Queria ter assinalado o começo do ano novo no dia um de janeiro, como tantas vezes fiz, partilhando convosco os meus pensamentos para o novo ano. No entanto, não foi possível. Estou aqui hoje, sentada em frente ao computador, a colocar em palavras o que vai na minha alma.

Fui rever o histórico, e este cantinho guarda uma mensagem/pensamento de ano novo desde 2016. Esta será a sétima vez que o faço. Incrível como o tempo passa. Incrível como este cantinho guarda tantas memórias, pensamentos e histórias. Sou tão grata por continuar aqui.

Este ano, ao contrário dos anteriores, sinto-me eu novamente. Sinto que começo este novo ano com a visão mais clara, com grande parte da determinação que sempre me foi caraterística. Por alguns anos perdi esta vontade de me superar. Permiti, de alguma forma, que o mundo controlasse tudo à minha volta e deixei-me ir. Deixei de criar planos, de criar objectivos, e até de sonhar. Deixei-me ficar ali naquele cantinho de quem ainda não desistiu de tudo mas não tem mais forças para lutar ou mudar. Não que esteja errado. Há fases da nossa vida em que precisamos baixar as expetativas, ir na corrente... Mas essa não sou eu. Tentei mudar-me, como foi solicitado e como me aconselharam. Mas não me adaptei a essa versão. Mas foi bom passar por esse processo. Aprendi a abrandar as expetativas e as exigências que coloco em mim mesma. Hoje sei que sou apenas uma comum "mortal" com limitações, e que não tenho a responsabilidade de abarcar e dar conta de tudo e mais alguma coisa. Sou e quero ser responsável por mim. E é também por mim que este ano tentarei lutar um bocadinho mais. Pora ser eu. Para me sentir eu de verdade, sem medos ou receios do que os outros irão pensar, sem penalizar-me ou aceitar que está sempre tudo bem se eu me anular.

Para este ano, volto a não desenhar planos. Mas ao contrário dos anos anteriores, tenciono, a pouco e pouco, criar objectivos. É meu objetivo voltar a ter objetivos, por assim dizer.

O primeiro que criei é o de voltar a estar mais presente por aqui. Este espaço permite-me conectar comigo mesma, refletir, sentar e esquecer o que me preocupa, aprender, crescer, evoluir,... Ao mesmo tempo, se isso acontecer, quero partilhar convosco um bocadinho mais de conteúdo, daquele que foi ficando parado, perdido e esquecido... Quero muito partilhar um bocadinho mais sobre os mais variados temas: abrir as páginas do meu diário, da minha vida, da nossa forma de viver, da nossa mudança para o Reino Unido sobre a qual ainda pouco partilhei. Quero muito trazer-vos assuntos mais complexos como são o do desenvolvimento infantil, e a terapia ocupacional, e um pouco de maternidade.

Quero muito trazer assuntos práticos, ideias, questões, porque vocês têm sempre algo novo para acrescentar e isso é tão enriquecedor!

Para este ano, sem grandes objectivos, mas com uma nova convicção, aqui estou eu, a começar uma nova jornada. Quero muito continuar a lutar por mim, por desafiar as minhas limitações. E é aqui que o consigo fazer.

Para este ano, se tudo correr bem, se tiver saúde, tenciono estar mais presente.

Quero aproveitar para agradecer a quem continua desse lado, ano após ano, apesar de todas as oscilações. E quero aproveitar para vos convidar a continuar desse lado. Este ano, a vossa companhia será ainda mais importante do que nunca. Vocês não sabem, mas são vocês que me dão tantas vezes força para continuar aqui. Porque do jeito que o "mundo" está, são inúmeras as vezes que questiono o que ando aqui a fazer. Continuarei a fazê-lo, eu espero, mas desta vez, tenciono fazê-lo em andamento...


Apesar desta poder ser uma mensagem estranha para início de ano, queria mesmo registar a mudança em mim. Afinal, se este cantinho não servir para mais nada, um dia servirá para eu recordar cada fase. Como digo sempre, as palavras têm poder. E, eu espero, um dia rever tudo o que senti. E isto é, para hoje, a realidade.


A todos vocês, um Ano Muito Feliz! Que possam viver o ano sendo vocês mesmos. Para os que ainda estão na busca do seu eu, uma boa caminhada. Espero que não desistam de procurarem quem querem ser de verdade!

Vemo-nos por aí (ou aqui). Amanhã, às 22h. ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário