quinta-feira, março 31

Mindfulness (Atenção Plena)

Conheci o Mindfulness o ano passado. Foi "amor" ao primeiro contacto.
Sempre gostei, entendi e defendi a prática de atividades promotoras de relaxamento. O corre-corre e a agitação que a nossa vida profissional e social nos impõe abafa, muitas vezes, o nosso bem estar pessoal e familiar.
Tentar contrariar essa tendência, enquanto existe consciência sobre tal, é uma prioridade. 

Cada vez mais se exploram técnicas para travar o stress acumulado e reduzir todas as consequências associadas. Atividades orientadas para o relaxamento, relaxamento terapêutico, yoga e pilates têm já a sua posição marcada na nossa sociedade.

A técnica mais recente - Mindfulness - demonstra, também, fundamentos e resultados fantásticos e tentadores.

Deixo-vos algumas informações sobre o Mindfulness:

«Mindfulness é uma tradução para inglês da palavra Sati e é definido como “a capacidade de atenção plena”, e a ideia é que ao estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções. Ou seja, de nos lembrarmos de prestar atenção, a ter consciência de nós próprios.
No Mindfulness, o propósito (e intenção) é a chave. Temos a intenção e o propósito de experienciarmos por inteiro, sendo ela a nossa respiração, certa emoção, uma ação específica ou uma parte do nosso corpo.
Quando praticamos Mindfulness estamos a prestar atenção de propósito, no momento presente (aqui, agora) e buscamos não fazer julgamentos. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro. Considerando que as pessoas hoje em dia funcionam no piloto automático, a intenção da prática de Mindfulness seria exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual. ‘Intencional’ significa que o praticante de mindfulness faz a escolha de estar plenamente atento e se esforça para alcançar esta meta.
Uma das atitudes essenciais para a prática é ter a mente de iniciante. É se envolver com algo ou alguém como se fosse à primeira vez. As pessoas que praticam a mindfulness trazem essa atitude com elas durante todo o dia.
Abraham Joshua Heschel disse, “A vida é rotina e rotina é a resistência à maravilha.” A curiosidade leva a pessoa que é consciente voltar a ter contato com as maravilhas e possibilidades de vida.»
Fonte

Fonte


2 comentários:

  1. amei tudo é seu blog já estou seguindo bjs
    http://blogdamamalu.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida :)
      Beijinho grande*
      (desculpa ter demorado tanto a responder..:/)

      Excluir