terça-feira, março 26

Brinquedos úteis [Sugestão de terapeuta]


Já partilhei convosco que sou um bocadinho chata no que diz respeito a brinquedos? Saber escolher brinquedos de entre todos os que existem à venda nem sempre é tarefa fácil.
Pessoalmente, gosto de investir em algo que traga diferentes benefícios e permita o desenvolvimento de várias competências ao mesmo tempo. Desde o nascimento do Gabriel, sempre fui bastante exigente com a escolha dos brinquedos mais estimulantes e que valham, de facto, o preço. Um dia ainda vos mostro todos os brinquedos dele (que agora são dela)
Um dos brinquedos que deveria fazer parte de qualquer quarto de criança é a piscina de bolas. A quantidade de vantagens e brincadeiras que ela permite são incríveis.
Para além da motivação que qualquer criança possui ao olhar para uma e da diversão que é sempre garantida, ainda podemos promover diferentes competências, dependendo do jogo que propusermos.
Podemos promover competências ao nível da coordenação motora global, equilíbrio, coordenação óculo manual, interação social, percepção visual, dos sentidos, entre outras. Isto, falando em competências, porque a quantidade de aprendizagens são imensas: cores, atirar, agarrar, dar, segurar, esconder, mergulhar, rebolar, e por aí fora...
E, a partir de que idade podemos utilizar uma piscina de bolas? Eu diria desde que o bebé começa a sentar. O bebé pode sentar-se ainda encostado a uma das laterais da piscina, desde que apoiada sobre uma superfície que a mantenha estável e a partir daí há um mundo de cores e bolas para descobrir. Podemos aproveitar e colocar bolas de diferentes tamanhos e formas para que a exploração possa ser ainda mais enriquecedora.
Fica a dica ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário