terça-feira, janeiro 7

3 anos e uma chucha [Diário do Gabi]



Esta semana a Estrela completa 3 anos. Mas, para não começar já a falar dela e, porque prometi que daria um bocadinho mais de protagonismo ao Gabi por aqui, hoje trago uma história sobre ele. Afinal de contas, foi por ele que este blog surgiu como blog de uma mãe, mas com a vinda da Estrela e com o facto de passarmos muito tempo juntas, as partilhas tornam-se, muitas vezes, sobre ela.
Sobre o Gabi podia dizer muitas coisas. Mas, é inevitável recordar os seus 3 anos, uma vez que a irmã está prestes a completá-los.
Fui recordar os momentos dos 3 anos do Gabi e reparei num pormenor muito importante: a chucha. O Gabi usou chucha desde a maternidade. Na altura, chorava tanto mas tanto, que as enfermeiras sugeriram oferecer chucha. (Imaginam o tanto de choro não imaginam? Ahah)
O Gabi usou chucha e, como qualquer criança, um dia teria que a largar. (Não é socialmente aceite usar a chucha até à faculdade). Por isso, e porque ele já não a usava na creche, uns meses antes de completar 3 anos combinamos com ele uma coisa: Ele faria 3 anos, ficaria a ser um menino crescido (todos gostam de ser grandes) e a bisavó dar-lhe-ia uma bicicleta, como presente pelo aniversário.
Aos poucos, fomos preparando o Gabi até ele estar completamente convencido de que seria assim.
Tínhamos noção de que poderia não resultar, que ele podia arrepender-se e não querer largar a chucha.
Eis que o dia dele chega. Como prometido, recebeu a sua primeira bicicleta. Ele estava radiante. Deve ter sido um dos presentes que mais adorou até hoje.
Depois de receber a bicicleta, ele próprio lembrou-se de que já não precisaria da chupeta. Levou-a até ao caixote do lixo e colocou-lhe um fim.
(Óbvio que de seguida fui lá buscar a chupeta, não fosse a coisa correr mal).
Na primeira ou segunda noite ainda perguntou pela chupeta. Explicamos o que tinha acontecido e o que combinamos, com calma e tempo para perceber como reagiria.
Ele concordou e nunca mais pediu a chucha.
Correu muito melhor do que podíamos imaginar.
E assim, os seus 3 anos terão para sempre uma história para contar.

2 comentários:

  1. Foi uma tarefa fácil por aqui não foi tanto ;)
    Qualquer dia faço um post sobre isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo. Talvez nem tivesse grandes expetativas na altura, achava que todos poderiam ser iguais :) ahah
      Faz sim. ;)
      Beijinhos e Boa Semana.

      Excluir