segunda-feira, janeiro 27

A vida sem vocês não seria vida


A vida sem vocês não seria vida.
A vida sem vocês nunca existiu de verdade.
Estes dias li um texto de uma mãe, semelhante a outros que já havia lido. Essa mãe dizia que a vida sem os filhos seria tão mais fácil.
Pensei em como seria a minha vida sem vocês e não a consigo sequer imaginar. A vida antes de vocês não existiu como vida. A vida antes de vocês não era vida. Antes de vocês, não vivi. Nasci no momento anterior a ser mãe. Nasci no momento imediatamente anterior a nascer de novo. Por isso, na realidade, nem tempo tive para nascer enquanto pessoa e já estava a nascer enquanto mãe.
É estranho pensar nisto assim. Mas não imagino uma vida diferente desta. Não tive a oportunidade de viver a “minha vida”, à minha maneira, segundo as minhas regras. Não tive a oportunidade de acordar à hora que queria, de me deitar à hora que bem me apetecia, de sair quando me dava vontade. Não tive a oportunidade de ser eu antes de ser quem eu, na realidade sou. E, talvez nem fosse eu mesma se tudo isso tivesse acontecido. Talvez nem existisse desta forma. Talvez nem soubesse o valor da vida tão ao pormenor. Talvez não vos valorizasse tanto. Talvez não valorizasse tanto que o tempo é fugaz, que um dia, terei, se a lei da vida o permitir, tempo para tudo o que não fiz e para tudo o que ficou por fazer. Talvez, um dia, terei a oportunidade de sentir que a vida é mais fácil sem vocês, mas para já, vocês vieram dar um novo rumo à minha vida e torna-la tão maravilhosa, que seria impossível pensar que antes de vocês tudo era mais fácil. Talvez não soubesse quem era, talvez não me tivesse encontrado de verdade.
Não sei se a vida teria sido mais fácil antes de vocês, mas sei que a minha vida só existiu depois disso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário