segunda-feira, outubro 17

Da Terapia Ocupacional para o blog...

 

Há muito tempo atrás, prometi partilhar um bocadinho mais sobre a minha profissão.

Hoje é o dia!

Apesar de neste momento trabalhar em saúde mental com adultos, já trabalhei em pediatria. As áreas da saúde mental e pediatria são as minhas áreas de eleição. E apesar de poderem parecer distantes, têm muitos pontos em comum.

Para quem não conhece o meu percurso profissional, e focando apenas na área da pediatria, comecei por trabalhar em contexto clínico. Aqui, acompanhei crianças em intervenção precoce e primeira infância. Trabalhei ainda em contexto domiciliar e escolar, acompanhando crianças de várias idades, com as mais variadas condições.

São poucas as áreas da pediatria que não me fascinam. Mas tenho especial interesse pelas áreas da neura diversidade, incluindo o autismo e a hiperatividade, pelas áreas da dificuldade de aprendizagem, e algumas mais.

 

Sempre gostei da infância. Gosto dos desafios que as crianças nos colocam, das perguntas sem resposta que nos fazem. Gosto da forma como são transparentes connosco e da forma como se motivam com apenas um sorriso. Gosto da garra delas. Gosto da forma como se empenham para cumprir uma tarefa, mesmo que tenham, por vezes, tantas e tantas dificuldades. Gosto da forma como se apresentam felizes, mesmo que carreguem o peso de um avida às costas, e mesmo com umas costas tão pequeninas, ainda carreguem, tantas vezes, o peso da sociedade. Gosto da sua humildade e da forma como tentam comunicar das mais diversas formas, mesmo que por vezes, não tenham sequer uma única forma para o fazer.

 

Trabalhar em pediatria abriu-me os olhos para o Mundo. Fez-me perceber o quão pequeninos nós somos quando comparados com estes pequeninos grandes seres. Fez-me perceber que na infância reside quase tudo o que trazemos para a vida adulta. E fez-me aprender a olhar a vida como uma sorte.

 

Da Terapia Ocupacional para a minha vida trago praticamente tudo. Trago o conhecimento, que preciso seriamente de continuar a expandir; a capacidade de análise, que trago sempre comigo de cada vez que observo os meus filhos; a capacidade de adaptação, que desenvolvo todos os dias, e muitas vezes são a solução para algumas exigências,…

 

Deste lado, fico muito feliz quando me abordam para colocar dúvidas, quando contactam-me para questionar sobre algo. Chegou a altura de dar-vos mais. Quero dar um bocadinho do pouco que sei. Quero fazer-vos chegar mais ferramentas, simples e acessíveis, para que possam usar, vocês também, com os vossos filhos.

 

 

E vocês, querem saber um bocadinho mais sobre este meu mundo?

Por onde acham que devo começar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário