quarta-feira, dezembro 21

A idealização ou utopia de ter um "casalinho"?

Têm sido inúmeras as vezes que depois de me questionarem sobre o sexo da bebé, as pessoas demonstram um certo contentamento por ser uma menina. Ouvem-se comentários como “Oh, que giro, vai ter um casalinho”, “oh, tão bom, ficou com o casalinho”, “oh, isso é que é acertar”,…
Eu respondo sempre com um “sim, é bonito”, “sim, vai ser um casalinho”, “sim, …” Mas, sinceramente, para além de ter mais receio de educar uma menina do que um menino, para além de ser interessante a experiência de ter duas vidas tão “diferentes” a meu cuidado, fico a pensar tantas vezes no absurdo que este assunto é.
Ora… Quando planeamos ter um filho, não deve ser prioridade o sexo. Seja menino, menina ou até se torne um ser bissexual será meu filho sempre. Não importa se é menino ou menina, não importa se serão um casal, dois meninos ou duas meninas. Aceitar a maternidade é aceitar ensinar experiências, dar a possibilidade de crescer, ver, ajudar e promover o desenvolvimento de um ser, seja qual for a sua natureza.
Para mim, ser mãe, é muito mais do que saber que tenho um menino e uma menina. Não me imagino mãe de uma menina, por ser menina. Sempre acreditei que estaria destinado um “casalinho” para a minha família. Não perguntem porquê. Mas continuo a achar absurdo ver a reação de “quase felicidade” que as pessoas demonstram ao presenciar um casal de filhos, mete-me confusão que assim seja. Serão menino e menina, tudo bem, mas e se fossem dois meninos? Iria ficar menos feliz por isso? Óbvio que não. Sei que existem pessoas, algumas já mães, que idealizam o segundo filho do sexo oposto ao primeiro. Mas, para quê idealizar? Para quê serem diferentes? O que fará diferença nas vossas vidas? Filho é filho. Independentemente de ser menino ou menina, terão sempre as suas particularidades, serão sempre especiais, à sua maneira. Teremos sempre de abdicar do nosso tempo para lhes dar atenção, carinho, amor,… Mesmo que agora nasça menina, não é garantido que terá gostos diferentes do mano. Poderá não gostar de ir às compras comigo, de vestir saias (eu preferia calças quando era criança, por exemplo). Não é por ser menina que será mais “delicada”. Mas, o que é isto da delicadeza?! Um menino não pode (e deve) ser igualmente delicado? Não pode gostar de pormenores? O Gabriel adora pormenores, trabalhos manuais, dá imenso valor ao ver a mãe bem arranjada, sabe distinguir o que é o bem e o mal, sabe comportar-se corretamente, ficar quieto (claro que tem as suas exceções, mas não é mais “rude” por ser menino).
Não usa maquilhagem?! Não! Mas, não pode usar roupa cor-de-rosa só por ser menino? Não pode ser cuidadoso no trato? É maricas por isso?! Mas o que é isto? Apesar de estarmos a evoluir, estas coisas metem-me muita confusão ainda.
Queremos, por um lado, mostrar que somos modernos, que não somos racistas, mas ao querermos e idealizarmos uma menina, por ser diferente do menino, não estaremos a cair no pensamento machista e atrasado?
Não sei… Por vezes questiono-me sobre isso.

Estou muito feliz por ter uma menina. É claro que estou. Mas, se me perguntarem se fico mais feliz por ser um casalinho? Não, não fico. Seria igual. Exatamente igual. Terei dois filhos, como sempre quis, e isso é o mais importante de tudo. Sejam bonitos ou feios, gordos ou magros, só quero que sejam pessoas felizes e que saibam aproveitar as coisas boas da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário