terça-feira, julho 25

Missão Cumprida! 6 meses de Amamentação Exclusiva. #1

Escrevi este post, como sempre faço, sem reler. Por isso, apenas dei aos dedos e ao coração e registei como foram estes 6 meses de amamentação exclusiva.

Como disse no último post, a Estrelinha já completou os seus 6 mesinhos de vida. Parece incrível como já está com meio ano. MEU DEUS! Parece que foi ontem que a vi pela primeira vez. Parece que foi ontem que senti o seu cheiro pela primeira vez. Parece que foi ontem que a Estrelinha veio ao Mundo para nos fazer ainda mais felizes. Mas não. Não foi ontem! Foi há 6 meses!
Durante a gravidez havia uma coisa que tinha em mente: completar os 6 meses de amamentação exclusiva, tal como recomenda a Organização Mundial de Saúde.
Com o Gabriel, chegamos aos 4 meses de amamentação exclusiva. Não fomos mais longe porque, a mãe que acabara de nascer (eu, por sinal), nada ou pouco sabia sobre este mundo da amamentação. Mas, 7 anos depois, foram muitos os ensinamentos e partilhas que chegaram até mim (e que eu, obviamente, procurei).
Por isso, desta vez, mais do que objetivo, eu tinha esta meta como uma missão! Queria, porque queria, porque é melhor para a Estrelinha, chegar aos 6 meses de amamentação exclusiva. E, consegui! No dia que a Estrela completou os 6 meses, eu deliciei-me em cada mamada. Observei atentamente cada movimento de sucção, cada olhar, cada gesto. Durante estes 6 meses, posso dizer que me realizei e contribui em muito para que a nossa princesa possa crescer mais forte e mais saudável. E, isso é tudo!
Sobre estes meses: não posso dizer que foi super fácil, mas também não chego aqui com uma história complicada para relatar. Uma das coisas que tento sempre encarar é a naturalidade. Para mim, tudo é natural. Nada acontece por acaso. E isso ajuda-me sempre a compreender as coisas menos boas e mais difíceis.
Depois de decidir amamentar, sabia que havia risco de ter dor, mastites, febre, noites mal dormidas, cansaço, e por aí fora…
Mas, a minha vontade de amamentar era superior a tudo! E já vão perceber que sim.
O início foi atribulado. A primeira noite, aiii que noite! Por razões que não pude controlar, acabei por permitir que a Estrelinha passasse a noite “agarradinha” à mama. Isso custou-me umas boas feridas no mamilo, que vieram comigo para casa. Com os mamilos em ferida, os primeiros dias doeram. Imaginem uma ferida aberta, e coloquem alguém a suga-la. Dói só de pensar, não? Imaginem sentirem isso, de duas em duas horas, durante uma semaninha. Aguentariam? Claro que sim! Se a vossa consciência vos dissesse que tudo é passageiro e que isso seriam apenas meia dúzia de dias em muitos meses que viriam a seguir. J Primeiros dias passados e tudo se recompôs. A Estrelinha desde cedo foi uma boa mamona. Nada de chupetas, só maminha. Maminha para alimentar, para consolar, para mimar, para tudo! Claro está, que as noites são, por vezes, passadas com as mamas de fora. Mas, se é para ser, que seja! J
A segunda dificuldade aconteceu aos 3 meses. Estaria tudo em modo cruzeiro, quando a minha coluna decidiu revoltar-se. Acreditem que estas dores foram muito piores que o trabalho de parto. Preferia mil vezes ter um filho a passar por isto novamente. Mas, a minha missão – amamentar até aos 6 meses – mantinha-se firme e forte. Contra as indicações médicas de melhoria, que passavam por fazer medicação incompatível com a amamentação, preferi continuar ali, com toda a firmeza e dores, claro está! Mas, nada de tirar a maminha à minha princesa. Foram 3 meses de sofrimento (sim, estas dores foram horríveis, mas não foram capazes de me tirar do meu caminho!).
Aos 6 meses, dei por mim a relembrar que metade deste percurso foi difícil, porque simplesmente tinha adoecido e precisava de medicação diferente da que poderia fazer. Mas, tudo o que é mais difícil é certamente mais importante. Por isso, ter chegado aos 6 meses de amamentação exclusiva é uma vitória! É algo que me deixa mesmo muito feliz.
Como já disse a amigos, todos temos uma missão na vida. E, por muitos obstáculos que existam, é importante nunca abdicarmos das coisas que acreditamos. É importante continuar a lutar por aquilo que queremos, pelos nossos princípios, pelos nossos sonhos, pelas nossas metas. Só assim conseguiremos chegar à meta mais realizados do que nunca.
Estrelinha, tem sido um privilégio ter-te junto a mim. Conseguir alimentar um filho e vê-lo desenvolver-se tão bem é algo indescritivelmente maravilhoso.
O cansaço pode não permitir-me transcrever o que sinto da forma mais simples, mas quem já o fez saberá exatamente como me sinto. Parabéns à Estrelinha. Parabéns a nós, mães, que abdicamos de tudo para alimentar os nossos bebés.
Se estiverem neste processo, ou se estiverem a preparar-se para iniciar a amamentação, não desesperem. Tenham calma, porque tudo se resolverá. E, por mais obstáculos que possam surgir, não se esqueçam que nada acontece por acaso. E, daqui a uns meses, o que serão meia dúzia de dias em meia dúzia de meses, ou até mesmo em meia dúzia de anos ou décadas de existência?! ;)
Keep calm… and amamenta sem parar! J

Missão


Nenhum comentário:

Postar um comentário