terça-feira, setembro 17

A liberdade dos meus filhos...

Cada vez mais se partilham formas de educação parental e posturas a adotar na maternidade. Cada vez mais se defende a necessidade de liberdade que as crianças necessitam.
Mas, sejamos sinceros, a liberdade de cada uma estará sempre condicionada a quem a permite. No meu caso, a liberdade dos meus filhos termina no momento exato em que me sinto perto de um colapso nervoso ou de um ataque cardíaco. É bom que eles explorem o mundo, que testem os seus limites, mas depois de tantos relatórios que já li sobre crianças e sobre a forma como adquiriram lesões que as acompanharam o resto da vida, não sou capaz de ficar ali quieta, à espera de os ver cair. Esqueçam! Esse não é, nem será nunca a minha postura neste papel de cuidadora.
Eles podem cair e eles caem. A Estrela até já partiu um braço e um dente. Mas, nem todos os sítios são permitidos. E, por exemplo, sofás, cadeiras ou qualquer coisa que lhes sirva de trampolim nunca será um local para explorar. Pelo menos, enquanto não se concentrarem devidamente no que estão a fazer. O meu coração de mãe e o pensamento de terapeuta não aguentam tamanha violência. Por isso, por cá, a liberdade deles não está apenas condicionada ao que eles querem explorar. Está também limitada por aquilo que eu sou ou não capaz de deixar. ;)

Como funciona aí por casa? Que tipo de liberdade vocês permitem aos vossos filhos? Deixam tudo e mais alguma coisa? Ou limitam as suas descobertas e ações a algum limite vosso?


Nenhum comentário:

Postar um comentário