terça-feira, junho 2

Eu pratico o RESPEITO. E tu, o que decides praticar?


Hoje, as redes sociais vestiram-se de negro. De negro para lutar contra uma das mais desrespeitosas atitudes humanas: o racismo.
Não me vesti de negro. Mas não significa que não seja apologista de toda a mudança de paradigma na sociedade humana.
Hoje e todos os dias visto-me de RESPEITO. Porque o respeito está na base de qualquer preconceito.
De nada nos adianta lutar contra o racismo, se não ensinarmos ao mundo o valor e a importância do RESPEITO. De nada nos adianta propagar manifestações, dando-lhes força e visibilidade se, no final, valores como o RESPEITO não estão lá e isso se traduz em mais e mais mortes humanas.
É URGENTE lutarmos juntos por aquilo que se perdeu, que se dilacerou ao longo do tempo. É URGENTE lutar pela IGUALDADE, pelo RESPEITO, pelo DIREITO que cada um de nós tem por viver e partilhar este mundo com tantas e tantas outras pessoas.
Se lutarmos pelo RESPEITO, se o praticarmos nas mais pequenas coisas, talvez o preconceito, a discriminação e a violência sobre o outro e nós mesmos comece a ganhar novos costumes.
É importante e urgente ensinar os nossos filhos a respeitar o outro. Seja ele qual for. Não importa a sua cor de pele, a sua nacionalidade, o que faz ou o que traz vestido. Não importa se nasceu com os membros todos ou desmembrado. Não importa se é alto, magro, gordo, baixo, se escolhe pintar o cabelo de uma só cor ou com todas as cores do arco íris. Não importa se nasceu homem, mulher ou se preferiu alterar a sua condição genética. Não importa se é capaz de falar ou não tem capacidade para levantar a voz. Não há um padrão para o que é ser normal, mas há um padrão para se ter RESPEITO. E é tão simples: Tem-se e pronto!
Vestir uma causa social, defender a quebra de correntes de preconceito ou violência, seja de que tipo for, é de uma responsabilidade enorme. Muitas foram as figuras públicas que se sentiram confrontadas com seguidores por darem a cara por temas como este, do racismo. Lutar contra o preconceito em relação à cor é tão importante como lutar por tantas outras causas nobres, como a violência doméstica, o abuso sexual, a igualdade de direitos entre homens e mulheres, e por aí fora. Cada um dá a cara pela causa que escolher. Mas todos juntos devemos dar a cara pela luta dos direitos humanos, como o RESPEITO.
Ontem, dia mundial da criança, quantos de nós nos demos ao trabalho de levantar a voz para defender as crianças que vivem à margem daquilo que é a nossa realidade? Quantos de nós levantaram a voz e deram a cara para lutar pelos direitos daqueles que serão o nosso próprio futuro? Defender a humanidade deve começar por baixo. Só quebramos paradigmas e estereótipos se incutirmos nas nossas crianças que TODOS temos o mesmo direito à vida e o mesmo direito a viver. Não defender as nossas crianças não será mais uma forma de passar por cima do que será necessário fazer para quebrar correntes de anos e anos a fio? Não sei. Talvez…
Se cada um de nós se der ao trabalho de lutar, de informar, de dar a cara e a voz contra a do seu vizinho, aquele preconceituoso, racista, que não olha a meios para atingir os fins… Se cada um de nós der a voz por cada atitude de desrespeito que passa mesmo por baixo dos nossos olhos, então todos estaremos a contribuir para um mundo melhor. Então, todos estaremos a contribuir para que o mundo quebre correntes de violência e se comece a propagar um bocadinho mais de amor.
Hoje e todos os outros dias, eu pratico o RESPEITO.
E tu, o que decides praticar?



(PS: Já sabem, texto escrito como se estivesse a falar. Não foi sujeito a segundas leituras nem correções. Por isso, perdoem-me se detetarem erros gramaticais).



Nenhum comentário:

Postar um comentário