quinta-feira, abril 21

Alimentação Vegetariana em Idade Escolar: O Manual da DGS

Durante este mês de Abril, a DGS lançou um manual sobre a Alimentação Vegetariana na Idade Escolar. O manual pretende transmitir informação e conhecimento sobre o tema, a pais e profissionais.
Cada vez mais, a alimentação é o centro das atenções. Ao contrário dos nossos antepassados, que davam grande valor a um pedaço de carne, hoje em dia, acredita-se que essa pode não ser a melhor fonte de proteína. Claro está, que todas estas questões são levantadas por crenças e contextos sociológicos, que nem vou questionar.
Eu considero importante “reeducar” a nossa própria informação, e por isso, estou sempre aberta a novas experiências e, quem sabe, orientações.

"São cada vez mais as famílias portuguesas interessadas em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia. À semelhança de outros padrões alimentares, o padrão vegetariano, quando bem planeado e acompanhado pode fornecer todas as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes."


"A Direção-Geral da Saúde lança, pela primeira vez, um manual dedicado à alimentação vegetariana em idade escolar, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Este manual pretende divulgar cuidados base essenciais a ter na adoção de um padrão alimentar vegetariano por parte de famílias onde existam crianças em idade escolar e seus riscos e vantagens. Sugere-se que seja possível produzir refeições vegetarianas muito diversificadas recorrendo a produtos vegetais nacionais, sazonais e de proximidade, muitos deles enquadrados na nossa tradição mediterrânica e promovendo a agricultura nacional e os seus produtos vegetais de qualidade."


O manual pode ser descarregado gratuitamente aqui.



O manual está muito simples de entender.






Nenhum comentário:

Postar um comentário