quinta-feira, outubro 13

Tarefas domésticas para crianças dos 6 aos 8 anos

Com a rotina da escola a ficar cada vez mais interiorizada e, com a gravidez a avançar, está na altura de repensar as tarefas domésticas do Gabriel.
Ele está com 7 anos e, apesar de ir ajudando em várias tarefas, não o faz de forma sistemática.
No entanto, e para não coincidir com a chegada da mana, quero ajudá-lo a perceber o quão é importante a sua contribuição no dia-a-dia.
Estive a rever a informação sobre as tarefas domésticas que na sua idade é capaz de fazer e resumi-as no pequeno quadro que vos apresento.

Se tiverem filhos entre os 6 e os 8 anos, eles serão capazes de contribuir em diferentes tarefas, e assim, colaborar na gestão da casa.

É muito importante que eles se autonomizem e entendam que as coisas "não caem do céu".
Nesta idade, o interesse pelas tarefas domésticas pode diminuir drasticamente. Quando eles são mais pequeninos, gostam imenso de colaborar, mostrar que são capazes de colaborar nas tarefas que nos vêem a realizar todos os dias.
Quando crescem, o foco deles muda para outras atividades. É sempre mais divertido brincar, ver tv, jogar futebol ou dar umas corridinhas, ao invés de cuidar do quarto, da roupa, ou até mesmo de outras tarefas simples lá em casa.
Por isso, como pais e responsáveis que somos, devemos parar, refletir onde e de que forma podemos introduzi-los na gestão doméstica, e responsabilizá-los por isso.

Não existem pais perfeitos, filhos perfeitos (exceto o meu, ahah) e não existem rotinas perfeitas. Existem sim pais responsáveis e conscientes que, de vez em quando, param para repensar sobre as suas responsabilidades.

Por isso, Gabriel, prepara-te que a mamã vai atacar! ahahah



Nenhum comentário:

Postar um comentário