terça-feira, outubro 9

Amamentar é uma prova de amor


Amamentar é das maiores provas de amor. Amamentar significa muito mais do que alimentar. Amamentar implica uma dedicação, disponibilidade e entrega completas, que só mesmo uma grande prova de amor é capaz de superar.
Amamentar é das melhores coisas do Mundo. E, tal como todos os paraísos, para lá estar é necessário, muitas vezes, percorrer o deserto. E, percorrer o deserto implica atravessar períodos de sacrifício, de dor, de solidão. Percorrer o deserto implica ficar descalça, muitas vezes, no meio do nada, e mesmo quando a esperança parece terminar, acreditar que podemos ir mais além e procurar o oásis. Amamentar não é um momento. É um processo. É um percurso, repleto de momentos. Dos bons, e dos menos bons. E é preciso ter noção disso. Ouço, muitas vezes, as pessoas queixarem-se de comentários maldosos. As pessoas precisam ter noção de que qualquer comentário pode ferir uma mãe que está numa fase difícil e isso pode condicionar este processo de amor. O que é de um amor sem correspondência? Não sobrevive. E, nós precisamos relembrar o mundo que, se amamentamos em público é porque aquele amor é grande demais para ser apenas nosso. Nós temos orgulho nele. E, como qualquer amor, quando se tem orgulho dele não há medo de o mostrar. Há alegria em partilhá-lo. Há fraqueza, também. Somos mães que amamentam. Somos mães apaixonadas e que acreditam que esta prova de amor um dia nos vai tornar pessoas mais realizadas, porque iremos ter a certeza de que demos tudo o que havia para dar, no momento em que o podíamos fazer. Mesmo quando nos faltarem as forças. E, será nesse momento, que mais precisaremos de mostrar ao Mundo que ainda somos capazes. Que temos orgulho do que fazemos, não só por nós, mas sobretudo por eles.
A semana passada celebrou-se a semana da amamentação, mas queria também deixar a minha lembrança sobre este percurso. Não é o mais simples, mas é o melhor que poderia escolher para a minha filha.



Um comentário:

  1. oi Lu, tu sabes que estou bem longe dessa situação, mas honestamente não percebo estes tempos modernos...toda a gente quer cesarianas, leite de pacote, habituar as crianças já para serem esquisitas....eu por este andar não vou poder ter o filhos que gostava, mas o que tiver, só não faço tudo com e por ele/ela se não puder!

    antigamente as pessoas faziam as coisas como faziam e sim, havia alergias, havia mortes infantis...hoje ha outras coisas, por isso eu quero o melhor dos dois mundos para mim e para os meus!

    amamentar cria uma relação entre o bebé e a mãe, e eu acho que é um ato de amor sim...e é natural, se não porque carga de água teríamos nós leite???

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderExcluir