terça-feira, outubro 20

As primeiras semanas na escola nova

O Gabi foi o primeiro dos 4 a contactar com a realidade. De máscara posta e álcool gel na mochila, lá vai ele, todos os dias para uma nova escola.

Quando decidimos sair de Portugal, prevíamos várias dificuldades. Obviamente nunca previmos uma pandemia, nem lá perto. Mas, de alguma forma, a pandemia acaba por tornar-se uma preocupação secundária quando o assunto é a adaptação à escola.

No último post sobre este assunto, partilhei a primeira semana como uma boa semana. Claro que se esperavam mudanças ao longo deste processo de adaptação e continuamos com a certeza de que esta não termina nos primeiros dias de escola.

As semanas seguintes continuaram a ser positivas para o Gabi. Ele fez um amigo, chegava a casa contente porque tinha alguém com quem conversar e aprender algo mais. Mas, o facto de ter iniciado a escola no início do ano letivo deu-lhe uma desvantagem. Se a mudança tivesse ocorrido a meio do ano, ele seria o aluno novo. A possibilidade de ter uma atenção extra seria maior, pelo menos por parte dos professores. Mas, com a pandemia, a entrada na escola de cá foi adiada e entrou no início do ano letivo, como todos os colegas, numa escola que é nova para todos. Alguns já se conheciam, mas muitos não. Portanto, o Gabi passou a ser apenas mais um. Ninguém sabia se ele era ou não português, ninguém lhe dava qualquer atenção extra por isso. Mas aquele amigo foi ajudando a apaziguar as dificuldades que iria começar a encontrar.

Houve um dia que foi o ponto de viragem para que as dificuldades começassem a ser percecionadas pelo Gabi. Com toda a mudança de rotina a saúde do Gabi deu sinal e, para salvaguardar, ficou apenas um dia em casa, e logo logo regressou. Mas esse dia foi decisivo para passar à fase seguinte. O “primeiro amigo” encontrou um novo parceiro e o Gabi andou os dias seguintes mais perdido.

Por cá, tentamos naturalizar sempre as situações. Nada acontece por acaso e não é pelo facto do Gabi não ser fluente ainda que as coisas iriam piorar. Já sabíamos, à partida, que iriam surgir dificuldades. E é com base nisso que o tentamos trabalhar. O Gabi é um menino muito especial, com um potencial incrível para procurar a mudança que precisa. Na semana seguinte tudo melhorou. Foi chamado à parte, para umas conversas individuais. E aí ele sentiu que teria um apoio mais individualizado. Afinal já não era apenas mais um. Já lhe começavam a dar um bocadinho mais de atenção por ser estrangeiro e não dominar por completo a língua. A confiança voltou. A motivação voltou. E o Gabi voltou a estar disponível para tudo. Fez novos amigos, as aulas têm corrido bem, tem aprendido coisas novas e eu acredito que ele está feliz. Pelo menos, para já, é o que tem transmitido.

Mas, vamos acompanhando esta aventura. Adorava vê-lo durante um dia de escola e perceber como é a realidade que está a viver. Mas, na impossibilidade de me transformar em mosca e acompanhá-lo durante o dia, fico apenas a assistir, dando-lhe toda a força que ele precisa para continuar a acreditar que daqui a um anito já nem se lembra das dificuldades que encontrou pelo caminho.

Irei escrever um post com as estratégias que utilizamos para preparar esta mudança. Até lá, só vos posso dar um conselho: levem as coisas com calma, não dramatizem mas também não romantizem, independentemente da situação ou mudança a que os vossos filhos se sujeitem. E, acima de tudo, acreditem na capacidade deles e na capacidade que lhes estais a ensinar.

Daqui a uns tempos tudo poderá estar a correr muito mal. Mas cá estaremos para agir em conformidade, mantendo o nosso lugar de pais.



Obrigada a quem se preocupa connosco e a quem pergunta como está tudo a correr.

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