sexta-feira, outubro 23

Marcadores que não pintam? Dê-lhes uma segunda oportunidade!

Agora já podem reaproveitar os marcadores que deixam de pintar.

Sabem quando eles ficam a pintar tão mal mas tão mal que precisamos passar 10 vezes no mesmo sítio para que a cor se note? Dá uma pena colocar no lixo, mas torna-se frustrante pintar dessa forma.

Hoje trago-vos vários motivos para que os possam reaproveitar, dando-lhes uma segunda oportunidade.



INSTRUMENTO MUSICAL

Crianças pequenas deliram com sons. Tudo o que faça som é maravilhoso. Poder levar um instrumento musical para a mesa é também aliciante. Nada melhor do que algo que seja prático e não ocupe muito espaço (na mesa, na mala,...)

As tampas dos marcadores (sobretudo dos mais grossos) são ideias para criar um instrumento feito com o próprio corpo.

Apesar de simples, pode tornar-se numa atividade muito estimulante, tanto a nível sensorial como de motricidade fina.




TRANSFERÊNCIAS

Todas as crianças passam por uma fase em que adoram transferir objetos. Muitas vezes, não sabemos ao certo o que lhes dar. Queremos algo que seja pequeno o suficiente para colocar dentro de um frasco, por exemplo, mas com espaço para que elas possam agarra, sobretudo quando são mais pequenas (bem pequenas mesmo, talvez a partir dos 9, 12 meses já podem experimentar).

Basta um frasco e algumas tampas de marcador para que a diversão aconteça por algum tempo (atenção, algum tempo não é o dia todo. E convém que estejam com supervisão).

Dependendo da idade, podem alternar os recipientes a utilizar. Começar por algum mais baixo e largo e ir alternando para os maiores e mais estreitos.








DESENHAR OU CONSTRUIR

Não é das atividades mais apelativas, porque geralmente as crianças preferem os marcadores para pintar. Mas podem distinguir em duas caixinhas, a dos "marcadores para pintar" e a dos "marcadores para construir". Isso ajudará imenso na hora de brincar.

Podem deixar a criança explorar livremente, dar um molde ou ir inventando formas, letras e desenhos com ela.

Deixem que a criatividade conduzir cada momento.




APROVEITAR A COR QUE NÃO FOI UTILIZADA

Esta é daquelas experiências mais especiais que fiz até hoje. Porquê? Porque durante a quarentena e ainda sem as nossas coisas connosco, não queria investir em coisas que já existiam (mesmo que temporariamente não estivessem connosco). Aproveitando alguns marcadores que estavam gastos fui testando de que formas os poderia reutilizar e integrar em atividades diferentes. Aproveitar a cor que ainda lhes restava passou a ser fundamental. Podem aproveitar a cor de duas formas, dependendo do fim a que se destinem: com mais ou menos água. E veremos abaixo as alternativas para cada uma delas:




COLORIR ARROZ

O arroz é muito fácil de colorir com tinta de marcador. Para isso, têm que mergulhar o marcador em água, uma quantidade pequena. Esperar que a cor passe para a água. Depois é cumprir o procedimento habitual para esta técnica: colocar arroz num recipiente (ou saca), a água corada pelo marcador, agitar, esperar (convém esperar um bocadinho para a cor conseguir firmar no arroz) e deixar secar. Voilá! Arroz colorido. Não testei as cores todas, apenas duas porque eram as que estavam gastas na altura. Mas pelo funcionamento, acredito que resultará com todas.




TRANSFERÊNCIAS COLORIDAS

Da mesma forma, colocar o marcador em água (numa quantidade maior) e esperar que a água ganhe cor. Depois é só utilizar a água tingida pelo marcador para realizar atividades de transferência. Sejam criativos com os recipientes e testem vários: maiores, mais pequenos, mais largos, mais estreitos... Tudo serve para brincar!





GARRAFAS, FRASCOS E POTES SENSORIAIS

As crianças adoram cor. E coisas que se mexam dentro de água colorida nem se fala!

Aproveitem a cor da água para criarem e recriarem todo o tipo de materiais sensoriais. Coloquem tudo o que desejarem ou o que tiverem à disposição. O ideal, sobretudo para utilizar com crianças mais pequenas, é que as garrafas sejam plásticas e a rolha esteja mesmo muito bem fechada!

Diversão, relaxamento, brincadeira... Tudo pode ser objetivo.





RECUPERAR A COR

Esta é uma técnica antiga e da qual já nem me lembrava. Mas, as boas partilhas de quem nos acompanha fizeram reavivar a memória perdida. Obrigada Sílvia :)

Ainda é possível recuperar a cor dos marcadores. Para isso, bastam apenas umas gotas de álcool. Pela parte superior do marcador, talvez com a ajuda de um alicate, retirar a tampinha, colocar o álcool, colocar o marcador na vertical e esperar para que o álcool espalhe. Ficará pronto para mais umas boas pinturas.




Agora pergunto-vos: o que fareis com os marcadores quando eles não pintarem?


Há muito tempo que não fazia um post assim. Digam-me, por favor, a vossa opinião: é útil? Querem mais dicas deste género? Se fizerem alguma destas experiências, não se esqueçam de me contar. Ficarei muito feliz se de alguma forma estiver a ajudar :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário