sexta-feira, outubro 30

Atividades simples e estimulantes usando COPOS

 Olá a todos!


Hoje vou apresentar-vos algumas atividades que podem ser realizadas com um material tão simples como o COPO.

Muitas vezes, sentimos dificuldade em encontrar os materiais "perfeitos" para realizar atividades com os nossos filhos e acabamos por deixar de fazer esta ou aquela atividade. Mas, se olharmos ao nosso redor, seremos capazes de adaptar com muita facilidade tantos materiais que fazem parte do nosso dia a dia. O propósito deste tipo de posts é este: contribuir para a normalização e simplificação das atividades.

Afinal de contas, brincar é tão fácil ;)


Hoje deixo algumas das atividades que fazemos por cá. Irei trazer um novo post com os copos, reunindo uns materiais imprimíveis e as ideias que foram partilhando comigo (esta semana tem sido bem corrida e não consegui reunir tudo o que queria neste post, por isso, dividirei em dois. Obrigada desde já por todas as partilhas que fizeram via instagram)


TRANSFERÊNCIAS E CATEGORIZAÇÃO

Os copos são excelentes recipientes para desenvolver atividades de transferência (colocar objetos de um copo para o outro, verter líquidos ou sólidos entre dois recipientes). Estas atividades podem ser realizadas desde cedo, a partir do momento que os bebés começam a manipular objetos e a colocar intenção no movimento (ou seja, a partir do momento que tentam levar o objeto de forma intencional a um local específico). De forma geral, arrisco dizer que entre os 6-9 meses será uma boa fase para iniciar atividades deste tipo.

As atividades de categorização surgirão um bocadinho mais tarde, por volta dos 12 meses. Começamos por atividades de categorização da cor (estes copos são ótimos porque são coloridos) e não precisamos de muito mais: os nossos amigos marcadores, lápis de cor, lapis de cera são objetos que habitualmente existem em nossas casas e permitem este exercício de estimulação. Mas podemos adaptar, reunindo todo o tipo de objetos que existirem por casa, ou claro, criar materiais diferentes, caso seja vossa pretensão.

Ainda na categorização, poderemos adicionar novas pistas, como separar por letras ou números, a partir da idade do pré-escolar, ou seja, a partir dos 3 anos (ou 3 anos e meio, altura durante a qual a criança demonstrará um maior interesse neste tipo de aprendizagem). Para isso, basta identificar o exterior do copo com o sinal pretendido e a atividade está pronta para ser um sucesso ;)


ATIVIDADES SENSORIAIS

Esta é mais uma das atividades de longa duração. Alterar a temperatura dos objetos ou a forma é um meio meio para estimular os sentidos das crianças. Pode ser realizada em diferentes faixas etárias (desde que são bebés), mas o interesse permanecerá por muito tempo (anos). Os copos servem de suporte à água e objetos a colocar no congelador. Aqui, a cor verde foi conseguida com o que sobrou das cores dos marcadores antigos.
A sua exploração pode ser feita de diferentes formas, mas o interesse da criança está garantido em qualquer uma delas.



ESCONDER OBJETOS

Mais uma das atividades que terá uma vida longa. Podemos iniciá-la por volta dos 18 meses, colocando objetos por baixo dos copos e permitindo à criança a sua procura. Costumava realizar esta atividade com cerca de 10 ou mais copos, alinhados em fila e com vários objetos para procurar debaixo deles. É uma ótima atividade pois permite à criança um maior planeamento e concentração.




EMPILHAR

Qual é a criança que não gosta de construir torres? E quanto maiores, melhor. Podem construir-se torres ou castelos, dependendo do número de copos disponíveis. As crianças serão os melhores condutores desta atividade e poderá ser realizada de formas bem diferentes, como mostram as imagens abaixo.





E é mais uma das atividades intemporais (tal como gosto) :) 


JOGOS TRADICIONAIS

Porque o movimento é muito importante, podemos optar por atividades mais dinâmicas. Utilizando uma base (aqui a raquete) podemos colocar um ou vários copos sobre a base e a criança terá que percorrer um percurso (simples ou com obstáculos) para chegar à meta. Quanto maior a criança maior poderá ser a dificuldade. Podemos, por exemplo, encher os copos com água e escolher uma base cada vez mais estreita para que a dificuldade aumente.
 




E para hoje, é tudo o que queria partilhar. Tentei colocar uma breve descrição de como poderão ir incrementando dificuldade às atividades e de que forma podem reaproveitar os materiais. Criar atividades é algo bem simples se não as complicarmos. Grande parte das vezes, as crianças dão-nos as pistas do que preferem e basta um bocadinho de atenção para sermos capazes de nos envolvermos por completo na criação de atividades com elas. Afinal de contas, elas só querem brincar. E nós, ficamos tão felizes quando elas estão bem.

Para quê complicar? Brincar é tão simples!

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