quarta-feira, janeiro 5

Como preparar as crianças para o ano novo?


Com coisas simples. Com otimismo. Com contemplação. Reforçando bons hábitos, retificando os que não se coadunam com a vossa fase de vida e implementando novos hábitos.

O valor das fases do ano são ensinadas às crianças desde cedo. Os hábitos e tradições que farão parte da sua vida adulta, aqueles que as marcarão pelo seu valor e poder, começam a construir-se antes de lá chegarem.

Por cá, desde o tempo em que o Gabi tinha a idade da Estrela, eu iniciei algumas rotinas. E todos os anos renovamos cada uma e adaptamos à forma que me parece funcionar melhor para a nossa fase de vida em que nos encontramos. Sendo eu a responsável por assegurar que essas rotinas se cumpram, adapto e ajusto mediante a capacidade e interesses deles, mas também mediante a minha capacidade (seja em termos de tempo ou finanças) para as assegurar.

À semelhança dos outros anos, há duas coisas que farão parte deste ano:

- A CALENDÁRIO MENSAL, no qual identificaremos os eventos. A Estrela desenha o que irá acontecer no dia respectivo. O Gabi usa o mesmo calendário que nós.

- A AGENDA ANUAL. Semanalmente revemos o que aconteceu e descrevemos alguns pontos, como se um diário se tratasse. Sei que esta parte é mais difícil de cumprir. Por vezes, sou eu que escrevo nas agendas deles. Outras não temos sequer oportunidade de o fazer. Mas todos os anos temos tentado manter o registo do que é possível. Acredito que um dia eles darão valor. E recordarão muitas histórias que pelo caminho ficarão esquecidas.
Isso inclui piadas, curiosidades, atualizações sobre quem eles eram naquela fase.

E por aí, o que costumam usar para marcar o novo ano com os mais novos? Para lhes ensinar sobre ciclos de vida? Contem-me tudo, pode ser que façam algo que eu também precise de adotar 😄 (Ainda vou a tempo de começar algo novo para este ano ☺)



Nenhum comentário:

Postar um comentário