segunda-feira, agosto 22

É neste Portugal que vivemos? Em que portugueses nos tornamos?

Esta é a notícia que me chocou: 

Patrões obrigam estagiários a devolver salários

Mas, em que país vivemos? Portugal, em que te tornaste?
Vivemos a ditadura e escravidão dos tempos modernos?!
Serão estas empresas, que aquela faixa etária que há uns anos nos motivava a prosseguir estudos, em prol de uma carreira melhor e mais sólida lidera? Será esta a faixa etária que, que anos depois, tentam a todo o custo roubar-nos parte desses mesmos objetivos?
Serão estas as empresas, possivelmente lideradas dessa faixa etária, que não tendo oportunidade de obter uma formação superior, nos incentivou a obter uma, para que, mais tarde, em troca dos nossos conhecimentos, usufruíssemos de um salário justo?
Serão estas as pessoas que nos instruíram sobre os valores morais, como a justiça, igualdade e direito a opinião?
E nós, pessoas da minha faixa etária? É isto que queremos para nós? É assim que imaginamos o nosso futuro? É assim que nos imaginamos a envelhecer? A ensinar aos nossos filhos que devem lutar por aquilo em que acreditam? De que forma? Se, nós, que nos intitulamos de nova geração, a geração com mais liberdade, crítica e opinião, permitimos que nos escravizem desta forma? São estas as condições em que queremos continuar a viver?
Sejam, por vocês, pelos vossos filhos, pelo vosso futuro, revolucionários dos vossos próprios direitos, dos vossos próprios objetivos, dos vossos próprios valores.
Não foi este o vosso sonho. Deixaram de acreditar nele? Lutem, por ele! Não deixem que esta bola de neve continue desta forma. Utilizem os vossos direitos.
E estas entidades? As mesmas que permitem o início destas fraudes? O que ireis fazer? Continuar à espera de queixas formais?! Como poderão existir? Se muitas vezes, é nas vossas instalações que a falta de informação existe? Se muitas vezes, é nas vossas instalações que os conselhos nos são dados?! Que, muitas vezes, tomando conhecimento das situações, nos respondem “você é que sabe o que quer fazer em relação a isso. Mas, fazer queixa dará muito trabalho, e as consequências poderão ser piores…”?
Em que Portugal vivemos?!
Em que portugueses nos tornamos?!

4 comentários:

  1. Não me surpreende.
    Não me surpreende porque na altura que acabei a licenciatura e me debrucei na procura de trabalho ouvi cada proposta... mas o pior disto tudo é que há quem aceite só para ter curriculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo...
      A pior coisa que já ouvi em entrevista foi "Mas os seus colegas aceitam 3 euros à hora". Claro que saí de lá com a minha opinião bem marcada, e sem lugar. Mas, prefiro isso a "trabalhar para aquecer". Se for para trabalhar para aquecer, que seja em qualquer coisa, não preciso investir na formação.
      Enfim... Coisas que infelizmente acontecem...
      Beijinho grande*

      Excluir
  2. Tão verdade... mas que tristeza :(
    Portugal no seu melhor, claro :(
    Beijinhos
    Pat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo vontade de meter as malas no avião e partir por este mundo...
      Beijinho*

      Excluir