quinta-feira, agosto 4

Estás doida?! Vais ser mãe pela segunda vez??

Quantas mães de 2º, 3º, 4º viagem ouviram: “Vais ser mãe novamente?” ou “Estás grávida novamente?”
Hoje em dia, estar grávida mais do que uma vez parece a coisa mais espantosa do mundo.
Infelizmente, a taxa de natalidade do nosso país está tão pequenina, que ter mais do que um filho é sair da média.
A situação económica do nosso país condiciona imenso, em muitos casos, o nascimento de mais do que um filho, por casal.
Concordo que seja perfeitamente normal esperarmos por melhores condições de vida, que desejemos dar boas condições ao nosso filho único.
No entanto, nos últimos anos, a vida tem-me mostrado um lado diferente: a realidade.

Em Portugal, esperar que as coisas estabilizem é ficção! Em Portugal, esperar por ter um emprego estável não existe.
Pronto, pronto… Existe. Pelo menos, para quem tem um conhecimento aqui ou ali, ou é filho de pais influentes. Não é o meu caso, e sei que não será o caso de muitos, também.
Para mim, chegar aos 30 anos sem ter a parte mais importante da minha vida estabilizada seria sentir-me incompetente, neste mundo onde o mais importante é a família que nós próprios construímos.
Por isso, apesar de todos os medos, de todas as dúvidas, de todas as incertezas, decidimos que estaria na hora de nos aventurarmos num desafio maior. Decidimos deixar de pensar só em nós e deixar o Gabriel experienciar o que é ter um irmão, um companheiro.

São muitos os pais que querem dar tudo ao 1º filho, e por isso, não têm mais filhos. São muitos os pais que têm medo que falte alguma coisa ao 1º filho e, por isso, não decidem ter outro.
Mas, pais e mães, o que é dar tudo? Compreendo que os nossos conceitos de ser pai e mãe têm mudado bastante com o tempo. Mas, também acho que dar tudo aos nossos filhos é, em primeiro lugar, dar-lhes ferramentas para que eles próprios possam obter tudo o que desejam na vida.

Não tens medo que falte alguma coisa ao teu filho? Tenho! Mas, quero ensiná-lo que, mesmo não tendo “tudo”, terá sempre o mais importante: os pais do seu lado, e em breve, um companheiro.
Não tens medo do futuro do teu filho? Tenho! Mas, quero libertar-me da possessão e permitir que ele próprio, a seu tempo, descubra o lugar que mais o realiza.
Não tens medo que não possas dar ao 2º filho o que deste ao 1º? Tenho! Claro que tenho. Mas, uma coisa sei que este terá que o 1º não teve: um irmão. E isso, por si só, já vale muito.

“Ser mãe novamente” não existe. Quando nos tornamos mães pela primeira vez, seremos mães para sempre. Não importa quantos filhos tenhamos, o amor nunca será menor de um para outro. Não importa quantos filhos tenhamos, a alegria de o ver crescer em cada etapa da vida será igual.
O trabalho termina, o dinheiro acaba, e o que fica? Um vazio.
O trabalho muda, o dinheiro diminui, e o que fica? Um desejo perdido no tempo.

Quando pensamos “A vida pode mudar”, não pensemos que ela “pode mudar para pior”, que “o que temos hoje pode fazer falta amanhã”. Invertamos o pensamento, e pensemos de uma forma mais positiva: “A vida pode mudar”. Aliás, a vida vai mudar, sim. “Amanhã terei mais do que tenho hoje”, “o que tenho hoje não fará falta amanhã, porque as coisas irão melhorar.”

Por isso… Não tenham medo. O amor multiplica-se, o carinho também. Essas coisas não diminuirão, nunca!

Mães e pais… Não estou a dizer que discordo convosco. Nada disso.
Mas, se estão indecisos entre ter ou não mais um filho, repensem. Coloquem na balança todos os valores da vida, e todos os valores que pretendeis para os vossos filhos, no futuro. Amor? Partilha? Cooperação? Entendimento? Ou só dinheiro?

Sejam firmes com os vossos sonhos e objetivos de vida. Afinal, há poucas coisas que dependem apenas de nós.
E lembrem-se: só se vive uma vez…
Sejam felizes!




14 comentários:

  1. Adoro Adoro Adoro!
    Quem fala assim não é gago, concordo com tudo e, aliás, esses medos todos os pais têm, por vezes mesmo com o primeiro filho, nas hoje eu sei que o meu filho pode não ter tudo o que eu tive a nível material, mas tem uma família unida e que o ama 😊 com mais um a caminho 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Patrícia :)
      Hoje em dia preocupamo-nos tanto com tudo o que queremos ter ou comprar, que por vezes é necessário parar e refletir sobre o que vale mesmo a pena ;)
      O teu pequenote é muito amado e por isso nota-se que é feliz :D
      Beijinho enorme*

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Pensei exatamente a mesma coisa, até porque tenho duas filhas e se estivesse à espera de ter uma vida, com toda a certeza ainda não era Mãe (que é a melhor coisa do mundo)!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback Márcia. :)
      Neste mundo de incertezas, não vale mesmo a pena esperar e adiar projetos que só dependem de nós.
      Ser mãe é tão bom :)
      Beijinho enorme*

      Excluir
  4. Já tinha uma filha e sempre disse que queria ter outro bebé, mas o meu marido disse que não queria mais nenhum por causa das nossas dificuldades económicas (muitas vezes causadas pela sua falta de juízo! Mas, adiante...). Fiquei com depressão por me ter convencido que não teria mais filhos... Até que, sem qualquer tipo de planos, surgiu a surpresa da minha vida: o meu bebé M! Estou amar ser mãe de 2 filhos, e até lamento não poder ter mais... porque não? Mas tenho problemas de saúde, entre outros, que não me permitem.
    Um bem haja pela sua decisão, e que corra tudo pelo melhor! E sim, é maravilhoso ser mãe de 2 filhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh... Que lindo Dulce. Quanto menos esperavam, a vida mostrou-vos que não vale a pena deixar sonhos de lado. :)
      Parabéns pela força e por acreditar que os filhos são tudo de bom :)
      Obrigada pelo comentário e feedback.
      Um beijinho enorme e Muitas Felicidades para vocês*

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bonito post, com o qual obviamente concordo. E vem num momento em que mesmo querendo muito um segundo filho, as dúvidas eram mais que muitas e apesar de o pai também querer, continuava a adiar o momento por não ser economicamente ideal. A segunda gravidez veio sem ser planeada, e mesmo muito desejada não deixa de ser stressante. As suas palavras são para mim uma espécie de confirmação de que não existe altura ideal e que tudo vai correr bem. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ninean.
      Antes de mais, obrigada pela visita, comentário e feedback.
      Que bom que se identificou com o textinho. :)
      Não existe altura ideal mesmo. É deixar acontecer e estarmos dispostas a enfrentar cada desafio que nos surgir. ;)
      Vai correr tudo bem... Sejam muito muito muito Felizes! <3
      Um beijinho grande*

      Excluir
  7. Olá Mamã Lu!
    Cheguei agora, comecei do inicio, mas neste tive que deixar uma palavra... Se tivesse à espera da altura ideal, ainda não tinha "casado" e tido 2 filhotes lindos... Cada vez mais começo a achar que a "altura ideal" é ficção... porque há sempre qualquer coisa que vem alterar o ideal... Espero em breve ir a caminho do 3º... Sim, devemos lutar pelo que queremos, pelo que idealizamos/sonhamos...
    Tal como dizes, o mais importante que podemos dar aos nossos filhos é Amor, Carinho e compreensão... não é com dinheiro que se compram essas coisas, é antes com tempo e dedicação...

    Beijinhos e muitas felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho querida Nat.
      Chegaste agora, mas chegaste bem a tempo. :) <3
      Ainda bem que existem pessoas como tu, que compreendem e acreditam nos mesmos princípios que eu. Só por isso, todos estes pensamentos valem a pena ser partilhados. Acredito que com a exigência e concorrência cada vez maior no mundo do trabalho, somos poucas as pessoas que ainda acreditamos que existe algo para além dos bens materiais.
      Tão bom saber que és das pessoas que valoriza as coisas maravilhosas da vida e vais atrás delas com toda a dedicação.
      Espero que continues desse lado. Vou espreitar o teu cantinho, também...
      (Desculpa a demora na resposta, não é habitual demorar tanto, mas estes dias o cansaço tem-me vencido...)
      Beijinho enorme e até já ;)

      Excluir