quarta-feira, janeiro 17

Ciclo de pensamento durante a amamentação

Amamentar é um processo maravilhoso. Não há dúvidas. Mas, é igualmente um processo atribulado. Um processo de muito amor, com alguns altos e baixos. Tentei resumir as diferentes fases pelas quais passamos no 1º ano de amamentação, colocando alguns pensamentos que poderiam caraterizar cada etapa, mês a mês.
Se amamentaram ou ainda amamentam, digam-me se também sentem algo parecido (ou se sou a única a passar por todas estas fases).

Antes do nascimento:
"Muito medo, muitas dúvidas, muitas incertezas, mas um enorme desejo de que seja perfeito!"

Duas primeiras semanas:
“Bolas, afinal isto dói que se farta!”

Entre o primeiro e o segundo mês
“Ufa! Que sorte! Escapei às malditas mastites” (ou não)

Terceiro mês:
“Os picos de crescimento realmente existem. O bebé só quer mama. As pessoas estão sempre a dizer que o bebé vai ficar viciado…! Será que estou a errar?”

Quarto mês:
“Mais um pico de crescimento e não aguento… Será que o meu leite é suficiente? Parece que piorou. Agora já nem dorme duas horas seguidas…”

Quinto mês
“Ok, isto há-de passar. Foco, foco, é só uma fase, é só uma fase. Rumo aos 6 meses de amamentação exclusiva”

Sexto mês:
Parabéns a nós! Conseguimos! E agora, oh que chatice… Vai começar a ficar autónomo… Já pode iniciar a alimentação complementar. Queria tanto continuar a dar maminha a toda a hora….

Sétimo mês:
“Mas que raio?! O bebé não quer comer? Continua a querer ir à mama a todas as refeições!”

Oitavo mês
“Paciência! Se quer mama, que mame tudo o que quiser…”

Nono mês:
“Estou tão cansada! Será que precisa assim tanto de mamar? Será que estou a dar mama em demasia? As pessoas aconselham a retirar a mama de noite para ver se começa a dormir melhor…”

Décimo mês:
“Que orgulho! Estamos quase no 1º ano de mama! UAU! Afinal, conseguimos! Afinal, o leite é mesmo poderoso! Que se lixem as noites mal dormidas.”

Décimo primeiro mês
“Será melhor parar ao 1º ano? Com tanto cansaço, será que aguentamos mais um ano assim? Como é possível que algumas mães aguentem tanto? Estou tão cansada….”

Décimo segundo mês!
“UAU! Metade do percurso está feito! Já levei umas dentadas, uns olhares reprovadores. Mas, querem saber? O bebé é meu e não será bebé para sempre! Vamos aproveitar tudo o que conseguirmos!”

E depois, imagino eu, as dúvidas desaparecem (ou quase), a segurança em relação à amamentação aumenta… E a interação e vínculo serão cada vez maiores.

Apesar do cansado, das dúvidas, das opiniões alheias, não abdicaria deste percurso por nada deste mundo.
Parabéns a todas as mamãs que dão-se ao direito de utilizar os atributos que a natureza nos deixou…

Por aqui, completamos o 1º aniversário de muita amamentação na passada Sexta-feira. Não poderia estar mais feliz e realizada. Foram muitas as coisas que deram errado no último ano, mas pelo menos este grande objetivo deu certo. Talvez o único que não teria oportunidade de recuperar. Força mamãs! Força, foco e persistência. O caminho nem sempre é fácil, mas não se esqueçam, é apenas uma fase…


Nenhum comentário:

Postar um comentário