segunda-feira, janeiro 29

Sobre escrever...

Vocês que acompanham o blog mais atentamente, devem ter percebido que a rotina não tem estado muito estabilizada. Por cá, parece que as novidades brotam a cada semana que passa e, por isso, o tempo para me sentar ao computador não tem sido nenhum.
Mas, hoje, consegui vir cá uns minutinhos e não podia deixar de registar este momento de magia e nostalgia convosco.
Escrever é realmente uma coisa muito especial. Já partilhei várias vezes que adoro registar momentos. Seja com fotografias ou vídeo, recordar os bons momentos que vivemos com as pessoas que nos são mais especiais, dá à nossa vida mais cor e valor. É muito bom apreciar memórias antigas, visualizar fotos de datas importantes. Com uma foto, somos capazes de nos transportar para aquele local ou momento e recordar o melhor que a vida nos dá.
Mas, hoje, nestes poucos minutos que tive para organizar algumas coisas, recordei o quão maravilhoso é registar momentos através da escrita. Ao longo da minha vida, já escrevi imensos textos, alguns desabafos, registei alguns sonhos, algumas frustrações, mas sobretudo registei sentimentos, detalhei pormenores que, muitas vezes, as fotografias não são capazes de registar. As fotografias captam aquilo que queremos registar. As palavras registam aquilo que dá vida aos momentos vividos. Através da escrita, somos capazes de descrever a forma como vivemos cada etapa.
Hoje, recordei alguns textinhos que registei quando o Gabriel era pequenino. Que delicioso reler e recordar cada momento. Por muito que a nossa memória grave momentos, ao reler o que sentimos, somos capazes de reviver aquele bocadinho com mais intensidade. Hoje, senti-me mãe pela primeira vez. Hoje, relembrei o Gabriel em fases tão especiais e importantes da sua vida, como a de largar a chupeta, a de deixar a fralda, entre outras. Como é maravilhoso recordar estes momentos, relendo tudo aquilo que somos capazes de transmitir e registar no preciso momento em que o vivenciamos.
A escrita tem sido, desde sempre, uma boa conselheira. Uma espécie de amiga, a quem conto o bom e o mau. Uma espécie de mãe, com quem compartilho as minhas angústias e frustrações. Uma espécie de confidente, a quem partilho os meus maiores sonhos e anseios. E, se nos últimos tempos em que não está tão presente na minha vida, a escrita tem feito falta, mas depois de reler todas estas memórias, mais falta me faz. O blog surgiu como um refúgio, um passatempo, um diário online. Escrever, registar momentos, partilhar pensamentos é algo que adoro e que, realmente faz de mim uma pessoa mais feliz, mais completa.
Adoro escrever. Escrever sem reler. Escrever sem pensar. Escrever de forma natural, como se as frases estivessem ligadas ao meu pensamento e surgissem de uma assentada só. Escrever de forma livre, como os pássaros que esvoaçam ao sabor do vento. Escrever e transcrever o que me vai no coração…

Poderia fazer isto o resto da minha vida. E, assim o farei. Porque escrever faz parte de mim. Espero que vocês continuem desse lado, porque apesar das atribulações, eu estarei sempre deste, a escrever tudo aquilo que for capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário