Já por aqui partilhei e quem me conhece pessoalmente sabe como sou fascinada por jogos e um tanto quanto obcecada.
Adoro preparar e experimentar atividades, perceber de que forma as crianças se desenvolvem. Mas sejamos sinceros, na correria do dia a dia nem sempre é possível concretizar atividades diferentes a toda a hora. Também por isso, mas por muito mais, os jogos sempre fizeram parte da nossa rotina.
Enquanto terapeuta ocupacional olho para cada jogo a pensar no que ele poderá promover e potenciar no desenvolvimento. Compro sempre com um objetivo específico e tento sempre diversificar as competências que cada jogo permite estimular.
Por isso, nasce esta rubrica, de analisar convosco alguns jogos.
O primeiro foi uma sugestão vossa, o Mauzão.
Confesso que sempre tive muito fascínio por este jogo mas nunca o comprei.
Gostava imenso de ter este jogo e depois de pesquisar mais sobre ele e de trocar algumas ideias fiquei mesmo com imensa curiosidade. Quem sabe não tente experimentar em breve.
Mas deixando de conversa... vamos ao que interessa.
Para mim, este jogo poderá ser uma ótima ferramenta para estimular as competências descritas na segunda imagem (ler).
As crianças precisam de estar bem atentas e concentradas durante a sua vez de jogo, devem esperar e agir com muito cuidado. Permite-lhes aprender a manter a calma e a movimentar o corpo, os membros e as mãos com consciência. A pinça torna a tarefa mais difícil, exigindo assim uma maior precisão nesse movimento. O segurar a pinça permite à criança interiorizar com mais facilidade o movimento e concentrar-se mais na tarefa.
O jogo está indicado para crianças com mais de 4 anos. No entanto pelas críticas que li e recebi algumas crianças poderão ter medo do cão, que se mexe com velocidade sem pré-aviso.
Gostei da forma como a pinça aumenta a dificuldade do jogo e do facto de existirem cartas a indicar a cor e quantidade de ossos a retirar. Isso dá ao jogo uma maior dinâmica tornando-o ainda mais excitante.
Será sempre um jogo bem divertido que certamente trará momentos de muita diversão em família.
Eu apostaria neste jogo talvez a partir dos 5 anos.
E vocês, qual a vossa opinião?
Nenhum comentário:
Postar um comentário