Através das crianças podemos ensinar os pais.
Apesar do dia oficial ter sido ontem, 20 de Novembro, hoje, um bocadinho por todo o país de Portugal foi comemorado o Dia Nacional do Pijama.
O objetivo deste dia já não é novidade. E, ano após ano, são vários os estabelecimentos de ensino que trabalham para o assinalar da melhor forma.
Por aqui, a Estrela nunca celebrará este dia (pelo menos da forma habitual), mas o Gabi teve a oportunidade de o conhecer e de colaborar.
Recordo-me das conversas que tivemos em torno do objetivo deste dia. O porquê de ir de pijama para a escola...
É difícil contar a uma criança tão pequena que ainda existem muitas crianças sem lar, sem família, sem teto, sem acolhimento. É difícil explicar a uma criança o porquê de tanta disparidade. É difícil para uma criança entender que existem crianças que vivem em realidades, por vezes, tão diferentes da sua.
Talvez porque pareça natural que todas as crianças devam ter o básico. Talvez porque não pareça real, talvez porque pareça uma realidade distante.
Mas, infelizmente, não é. Infelizmente existem mais casos do que talvez os conheçamos. Talvez existam mais crianças a necessitar de ajuda do que as que se encontram sinalizadas. Talvez existam crianças que nunca chegarão a saber o que é ter um lar, uma família...
Não sei de que forma poderemos ajudar a sociedade a acolher e a apoiar mais crianças. Mas sei que será um projeto ao qual, um dia, me dedicarei.
As crianças merecem. E os futuros adultos que elas serão, também.
Que possamos relembrar mais vezes durante o ano este assunto tão delicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário