quarta-feira, outubro 24

Quando vir alguém a amamentar apenas sorria


Fico tão triste quando vejo partilhas de mães que são criticadas por amamentar. Quando alguém partilha uma crítica é porque esse comentário foi maldoso o suficiente para lhe fazer mal. E, se faz mal não devia estar ali. Foi despropositado. Foi abusivo. E tudo o que é abusivo deve ser repugnado. Felizmente, tenho tido a sorte de não ter sentido ainda esse tipo de comentários ou a frieza suficiente para lidar com eles e não os levar comigo. Mas, custa-me pensar que ainda somos pequeninos ao ponto de apontar o dedo para algo tão natural como é amamentar.
Ao invés disso, as pessoas deviam apontar o dedo quando falta a informação, o suporte e o carinho que fazem falta a uma mãe para que ela dedique o seu tempo e amor a amamentar o seu filho. As pessoas deviam apontar o dedo a elas próprias, e ao invés de criticar, tentar compreender, apoiar, partilhar bons exemplos. O tempo que perde a julgar por maldade é o mesmo que ganharia se desse uma palavra de apreço ou apenas deixasse um sorriso. Ganharia muito mais, talvez um desabafo, talvez um sorriso de volta, talvez um obrigado porque, talvez naquele momento, aquela mãe apenas precisasse de alguém que a olhasse com carinho.
As pessoas não pensam no impacto das suas palavras, das suas ações. As pessoas andam demasiadamente preocupadas em obedecer a horários que muitas vezes não cumprem, a paradigmas imaginários, a correr atrás de uma felicidade que nem eles sabem muito bem onde encontrar. E, esquecem-se que podemos ser felizes com tão pouco e que, amamentar é sinónimo de felicidade. Quem não gostaria de a sentir?



Nenhum comentário:

Postar um comentário