quarta-feira, dezembro 3

As pessoas não duram para sempre.

Em 2021 escrevi Neste Natal, comuniquemos mais e melhor...

Este ano escrevo assim:

As pessoas não duram para sempre.

Adiamos aquela conversa, aquela mensagem, por falta de tempo, dizemos nós.

As responsabilidades do dia-a-dia, o corre-corre, o piloto automático atrai-nos para o que consideramos ser imprescindível.

Dia após dia, o tempo vai passando. E de vez em quando, lá nos lembramos daquela pessoa com quem não falamos há semanas, ou talvez sejam meses, ou talvez anos? Já passou tanto tempo que lhe perdemos a conta!

O sentimento fica, mas já não sabemos nada sobre essa pessoa. Continuamos a nutrir o mesmo carinho, a mesma ternura e um enorme desejo de que estejam bem. Mas por muito que custe aceitar, não fazemos mais parte da sua vida.

Como foi possível que tanto tempo tenha passado? Questionamo-nos!

Alguns dirão "mas eles nunca mais disseram nada". E a esses eu questiono "E tu, disseste"?

Chega de deixar para daqui a 10 anos o que não sabemos se será possível em 5.

Em Dezembro é altura de rever pessoas, de sentar à mesa, de escrever postais.

Mas também é altura de rever objetivos para o ano que vem.

Eu entendo que parte do mês de Dezembro é vivido sentido à mesa, perto de quem nos acompanhou ao longo do ano. Talvez seja um mês curto para colocar a conversa em dia com toda a gente.

Mas, certamente, haverá tempo para uma mensagem. Não esperem pela noite de Natal para ligarem a toda a gente. (e para mim mesma falo). Comecem já! Afinal de contas, se o espírito de Natal já começou, podemos começar desde já, a reconectar com pessoas pelas quais sentimos carinho.

E... Se mesmo assim, o "tempo", como lhe chamamos, não for suficiente, porque não planear dias específicos para o novo ano? Vamos priorizar alimentar as relações de carinho que ainda podem sobreviver antes que seja tarde demais.

Que entre este Natal e o próximo possamos conversar com quem nos faz falta, antes que um dia seja tarde demais.


Escrevo para vocês uma mensagem que pretendo relembrar para mim mesma.

Deste lado, tenho tantas pessoas a quem quero telefonar. E antecipando que talvez não será possível fazê-lo antes deste Natal, com certeza será priorizado antes que chegue o próximo Natal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário