terça-feira, maio 15

Família. All we need a family.


Família…
Nem todos têm uma. Mas, deviam.
Família, aquele conceito intemporal. Cada uma define-o à sua maneira, de acordo com as suas convicções.
Muito poderia dizer sobre a família. Poderia relatar várias experiências maravilhosas, ou simplesmente fazer-vos desacreditar dela. Poderia falar-vos sobre famílias perfeitas, aquelas cuja simbiose entre a compreensão e as exigências do dia-a-dia, parecem resultar da melhor forma; ou sobre aquelas que se movem através de um ideal; ou ainda sobre as que agregam numa só pessoa o maior pilar da sua existência… Poderia falar-vos desde as famílias pequenas às mais numerosas. Sobre aquelas que nada nem ninguém derruba, ou sobre aquelas que desmoronam ao primeiro obstáculo. Família… são tantas e tantas as famílias que existem, que poderíamos escrever um livro, relatando histórias sobre cada uma.
Hoje, no dia da família, não poderia deixar de escrever um pouco sobre este tema. Um tema profundo na minha história de vida. Um tema profundo na história de vida de qualquer um. Hoje, sou parte do alicerce de uma família: a minha. A família que jurei constituir com a outra metade de mim. Ser família é ser o pilar. É estar sempre na base, caminhar em direção a objetivos comuns. É dar a mão, segurar com força, erguer e reerguer a cada abanão. Ser família é ajudar, cooperar. É dar sem esperar nada em troca. É estar presente, mesmo que a vontade seja de estar ausente. Ser família é saber escutar. É conhecer o melhor e aceitar o pior de cada um. É mostrar afeto, compreensão. Ser família é respeitar que nem sempre somos iguais. Ser família é aceitar a diferença. E, apoiar, mesmo assim. Ser família é ensinar sobre o mundo lá fora. É deixar viver. É ir e voltar. É o porto de abrigo. Ter família é ter o maior espetáculo de todos, aquele que começa com amor e termina no calor de um abraço. Ser família é ser transparente. É ser fiel. É ensinar. É partilhar. É dar e doar: o que temos, o que somos. Ser família é acreditar. É ter esperança. É crescer, evoluir. É permitir, debater, concluir. Ser família é ser um elo. É querer viver em harmonia. Ou, pelo menos tentar. Sempre. É não desistir. Ser família é ser sincero. É olhar nos olhos e mostrar coragem. Persistir. Ambicionar em conjunto. É construir uma história. Ser família é ter a possibilidade de criar novos capítulos, decorando cada história com os cenários preferidos. É contornar os imprevistos e acrescentar amor a cada página. Ser família é ser eu e tu. É sermos nós. É duplicar o amor, as vezes que desejarmos. Ser família é ser mais do que tudo isto. Mas, ao mesmo tempo, é apenas ser. Não precisar de parecer. Nem de querer saber dos outros. Apenas de nós, dos nossos. Ser família é não ser obrigado a ser nada, mas ao mesmo tempo, ser tudo. Ser família é ser especial. É ter um compromisso, sem obrigação. Ser família é maravilhoso. E não é preciso ser perfeito. É ser capaz de pedir perdão e saber ultrapassar. É viver lado a lado, e ser feliz do seu jeito.
Sou muito grata pela família para a qual vivo, e à qual me dedico, todos os dias com ambição, carinho, amor e compreensão. Sou muito grata pela família que cresce comigo a cada dia e que escreve no livro da vida as melhores histórias de amor…
Amo-vos, do fundo do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário