Como atividade do dia de hoje apresento-vos uma das nossas relíquias.
Trata-se de uma adaptação, feita com cubos de empilhar. Aproveitamos uns cubos bem antigos, do tempo de criança do pai e demos nova utilidade. Vários deles estavam danificados, já não continham as imagens todas e outros estavam partidos. Então, nada melhor do que uma adaptação bem caseirinha e uns pozinhos mágicos para tornar a atividade reutilizável e bem apelativa.
Como podem ver pelas imagens, juntei alguns cubos dois a dois (os que estavam quebrados) e coloquei diferentes coisas lá dentro. Massas, arroz e bocadinhos de neve de Natal (que também estavam para o lixo). Forrei com bastante fita cola e voilá! Uma nova atividade, baratinha e muito muito estimulante.
Este tipo de atividade, com objetos torna-se bem estimulante para os sentidos e pode ser feita com tantos materiais quantos possam imaginar. Olhem para objetos que tenham em casa, garrafas vazias, potes vazios, latas vazias e porque não dar-lhes uma segunda vida?
As atividades sensoriais podem ser tão fáceis de criar como esta e permitir bons momentos de brincadeira.
Podem utilizar atividades deste tipo com crianças de todas as idades. A partir dos 6 meses poderão começar a interagir cada vez mais com objetos, através da preensão e conseguinte manipulação dos mesmos, tornando-se, a pouco e pouco, os atores principais da sua exploração.
Como dica para hoje deixo: olhem sempre para os objetos de forma a poderem dar-lhes uma segunda oportunidade. E talvez possam descobrir atividades muito especiais a partir de objetos simples que já não teriam qualquer interesse.
Fica o desafio ;)
Se criarem algum tipo de atividade deste tipo ou porque se recordaram desta dica, partilhem comigo. Ficarei muito muito contente por saber que desse lado também dão segundas oportunidades ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário