quinta-feira, novembro 25

Quantas memórias cabem nesta época do ano, na época que antecede o Natal?

 

Parte do que somos e a nossa ligação ao Natal começa, com toda a certeza, antes do dia 24 de Dezembro. Muitos de nós teremos memórias associadas às festividades do advento, a peças de teatro, a músicas, filmes, locais especiais ou eventos que só se realizam nesta altura do ano. Muitos de nós teremos ainda memórias de cheiros, cores, sabores que se intensificam todas as vezes que nos aproximamos de algo semelhante. Muitos de nós teremos ainda memórias associadas a pessoas, normalmente às que vivem mais distantes e que, de alguma forma, se aproximam, física ou emocionalmente nesta época do ano.

Recordaremos ainda os últimos testes de escola, as atividades de final de ano, as apresentações no último dia antes das férias de Natal e ainda as feirinhas e concursos de Natal. Cabem tantas memórias nestes dias que antecedem o Natal, e quanto mais as explorarmos mais memórias surgirão. O Natal não é comemorado em um único dia, é envolto numa enorme preparação.

Quando nascem os filhos, o Natal começa em girar em torno deles. Mas nós continuamos a alimentar uma parte do que somos, passando para a nova geração uma parte das nossas tradições. Quantas memórias tentam passar aos vossos? Talvez todas as memórias que vos marcaram positivamente…

O Natal ganha um novo encanto quando os filhos nascem, passamos a querer investir o nosso tempo e a dedicar os dias a criar novas memórias, para que eles, um dia, também possam recordar este tempo com carinho.

Tentamos ser a geração que faz mais coisas com os filhos, que os levam a mais eventos, a geração que não para e que mostra ao mundo como é bom ser parte dessa família. Que este Natal foquemos a nossa atenção também no parar, no abrandar o ritmo, no abraçar, no proporcionar momentos de partilha e ligação com os nossos que memória alguma seja capaz de esquecer.

Que este Natal sejamos capazes de ser mais transparentes connosco mesmos e com os nossos maiores aliados, as nossas crianças. Que possamos durante o próximo mês viver em conjunto e alimentar em conjunto este carinho pelo Natal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário