segunda-feira, setembro 10

E de repente… És finalista! [Diário do Gabi]


Como pode o tempo ter passado assim, deste jeito, doido e frenético? Ainda no outro dia – sim, no outro dia, naquele dia – entraste no jardim. De repente, já estás no teu último ano de escola primária. Oh tempo, só te peço tempo e saúde para aproveitar cada momento.
O meu menino está a tornar-se cada vez maior, a crescer e a evoluir em todos os sentidos, tal como manda a lei da vida.
Meu amor, para sempre serás o meu amor maior. Não serás para sempre o meu amor pequenino, porque já não o és. Mais um pouco e estás mais alto do que eu. Não posso afirmar que serás para sempre o meu amor pequenino, porque só me estaria a enganar a mim e a ti. Tu cresceste, tu tens mostrado cada vez mais que o tempo passou por nós.
Este ano, és finalista. É estranho, mas mágico, dizer isto assim. Quero que aproveites este ano melhor do que qualquer outro. E quero ajudar-te nisso, em tudo o que puder. O tempo não volta atrás e, por isso, este ano tem mesmo que ser especial. Este ano terás a oportunidade de ter uma liberdade que não terás mais. Este ano, poderás continuar a ser, uma vez mais, esse menino lindo, ingénuo e brincalhão.
Tens que aproveitar cada minuto que possas para correr no receio, para brincar com os teus amigos, para comer pão com chocolate às sextas-feiras. Tens que aproveitar mais este ano para simplesmente largares a mochila no chão sem olhar para trás e sem medo de a perder. Tens que aproveitar este último ano de primária para dar abraços ou simplesmente andar aos encontrões aos teus amigos, sem receio do que irão pensar. Aproveita este último ano para brincar na terra, para descobrir lugares escondidos e especiais, dentro da tua escola.
Meu amor, como és livre e não sabes. Mas, sabendo eu disso, quero entusiasmar-te e motivar-te a aproveitar cada momento deste ano, como se não houvesse amanhã. Tu ainda não o sabes, da mesma forma que eu, mas daqui a uns anos compreenderás quão mágica e especial é esta fase de escola primária. Quero que vivas toda a sua magia, que sejas muito feliz, que sejas tu, genuinamente.
Mesmo que os teus amigos, por vezes, não sejam corretos. Mesmo que, por vezes, não gostes do sermão do teu professor. Mesmo que, por vezes, não desejasses trazer tarefas para casa. Mesmo que, por vezes, te apeteça acordar mais tarde, sair mais cedo, ou simplesmente usufruir de um dia livre, só porque sim. Mesmo que tudo isto aconteça, um dia darás valor a cada dia que passaste na escola. Mesmo que custe acordar cedo, lá encontras os teus amigos, alguns que levarás contigo para o resto da vida. Mesmo que, por vezes, prefiras faltar, um dia compreenderás que esta fase permitiu estar com os teus amigos, sem desculpas, sem esperas. Mesmo que, por vezes, não queiras trazer tarefas para casa, compreenderás que, na realidade até eram tarefas “bué fáceis”. Mesmo que, por vezes, as coisas não pareçam justas, um dia compreenderás que afinal nada do que aconteceu foi assim tão injusto, comparado com outras realidades.
Por isso, aproveita cada dia. Aproveita tudo o que a escola tem para te oferecer.
Para ti, que seja um ano muito bom. Que sejas o finalista mais realizado da tua escola.
Bom ano, meu amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário