terça-feira, setembro 11

É desgastante ser mãe?!


Muitas são as vezes que dou por mim a reclamar. Reclamo da vida, dos afazeres constantes e inacabáveis. Reclamo por aqueles 5 minutos de pausa que não tenho, e que tantas vezes fazem falta. Reclamo por terminar o dia, tantas vezes, sem todas as tarefas concluídas com sucesso. Reclamo por não conseguir manter uma rotina de exercício, de cuidados, por nem sempre ter legumes frescos em casa. E, muitas vezes, aquele pensamento de “como é difícil ter filhos” tenta apoderar-se de mim. Mas, depois de respirar, dou um abanão e calo-me. Afinal, porque é “tão difícil ter filhos” se o desgaste não é ser mãe? Desgastante, na realidade, é não ter empregada. Fico cansada, não por brincar com eles, por lanchar com eles, por dar banho, por alimentar, e todas as outras tarefas do dia-a-dia, mais ou menos obrigatórias. Fico cansada, isso sim, por ter que “dar resposta à casa”. Não importa se com filhos o tempo para a casa diminui. Na verdade, se tivesse quem fizesse todas as tarefas relacionadas com esta área, certamente não ficaria tão desgastada e, muito provavelmente mais feliz.
Não fico triste quando me deito com a cozinha desarrumada. Fico triste quando sinto que não aproveitei ao máximo o tempo com os meus filhos porque fui arrumar a cozinha.
Não fico triste quando os brinquedos ficam espalhados pelo chão da sala. Fico triste quando eles os espalham sozinhos, porque eu precisei estender a roupa.
Não fico triste quando eles veem televisão. Fico triste quando os coloco a ver televisão sozinhos, para cozinhar.
São tantas as situações do dia que nos deixam tristes, frustradas, mas que no fundo, não é pelo facto de sermos mães que nos sentimos assim, mais cansadas. É por sermos, para além disso, donas de casa. É por sermos as responsáveis pela gestão de uma casa, que tanto ou mais trabalho dá que os nossos próprios filhos.
Pudesse eu ser “apenas” mãe e não teria reclamações a fazer. Assim sendo, reclamo com a vida, por ainda não ser capaz deste feito…
E, pronto… Fico por aqui porque ainda não tenho quem vá dormir por mim…ahahahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário