sexta-feira, janeiro 15

As primeiras contrações (dolorosas)… [Relato de Parto-Parte2]

De bata vestida, fomos encaminhados para uma sala de observação. Uma sala cheia de macas, separadas entre si por cortinas de correr. Imaginava um cenário mais bonito para aguardar a chegada da Estrelinha, mas fui parar a uma sala cheia de tantas outras grávidas.

Algumas deambulavam pelo corredor, na esperança de ter um parto para breve. Teriam passado pelo processo de indução e aguardavam há horas a chegada do bebé.

Eu estava ali prestes a ser mãe pela segunda vez e, ao que tudo indicava, de forma natural. Como me poderia queixar? Estava tão bem, tão feliz.

Deitada na maca e de cintas colocadas para avaliar as contrações, fomos esperando enquanto vinham as enfermeiras conversar connosco. Recordo-me das gargalhadas, do entusiasmo e da boa disposição.

As contrações aumentavam e eu tentava manter a respiração calma e profunda para suportar cada uma delas.

Numa das avaliações, disseram-nos que a dilatação tinha aumentado muito e que o parto estaria para breve.

Estava na hora de abandonar aquela sala e passar à sala de partos.

Acho que é impossível descrever a emoção de perceber que o nascimento de um filho está para breve. Por muito que se espere pelo momento é quase como no resultado do teste de gravidez: há sempre um mix de mistério, ansiedade e surpresa.

Eu estava muito feliz. A aguentar muito bem cada contração e convencida de que desta vez iria suportar cada uma delas até chegar a hora da epidural…

 

Na gravidez do Gabi senti que “fui traída” pelas contrações. Preparei-me para sentir contrações, controlei a respiração o melhor que pude, mas percebi que as contrações eram diferentes do que imaginava. A dor aumenta à medida que as contrações surgiam. Não era apenas um aumento do número de contraçoes, mas a intensidade da dor. Com o Gabi percebi isso mesmo, que o tempo entre contrações e a dor é inversamente proporcional. Desta vez, tinha esse registo gravado para suportar o aumento e a frequência dessa dor. Sentia-me totalmente preparada.

 

Mas… Não há dois partos iguais…


Uma foto na sala de partos em 2009 só para acompanhar o relato desta fase do trabalho de parto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário